Novos agentes da UASP ganham curso específico 10/12/2019 - 09:06

A Guarda Portuária/Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP) entra numa nova era a partir de agora. Pela primeira vez, o próprio setor organizou e vai ministrar o curso para os novos integrantes numa carga horária de 244 horas/aula. O início solene foi nesta segunda-feira, dia 9, e vai contar com os novatos Victor Nascimento e Germano da Silva Neto. Eles ingressaram na Portos do Paraná no último mês de setembro, ainda na chamada do Concurso Público de 2017.

“A formação vai passar por 16 disciplinas com mais duas que são técnicas (práticas). São 244 horas/aula que vão até meados de fevereiro, As aulas serão nos períodos diurno e noturno, para eles irem pegando todo o conhecimento que a área exige”, explica Sergio Monteiro, guarda portuário e coordenador de ensino do curso.

De acordo com Monteiro, as disciplinas são pertinentes à profissão que o guarda portuário exerce no Porto. “São conhecimentos específicos como defesa pessoal, combate a incêndio, noções de segurança e medicina do trabalho, relações humanas no trabalho para poder também ter uma consciência cidadã para dar respostas responsáveis e profissionais nas respectivas atividades funcionais”, destaca o guarda.

Para Nilson Viana, chefe de Gabinete da Presidência, os dois novos agentes da UASP entrarão para o corpo de elite do Porto. “Eu vi a Guarda Portuária nascer e o papel que eles vão desempenhar é um papel extremante importante porque diz respeito à segurança portuária, que está inserida num contexto internacional”, aponta.

Segundo o chefe da Guarda Portuária, César Kamakawa, a imagem do setor está sendo resgatada e tanto Victor quanto Germano agregarão ainda mais. “Vários desafios têm se apresentado, mas a gente tem procurado resolver da melhor maneira possível com o apoio de todos e isso já trouxe reflexos positivos. Os resultados estão sendo vistos no dia a dia e muita sorte e sucesso aos nossos dois novos integrantes”, destaca.

Novato, Victor Nascimento já se sente gratificado com os quase três meses de trabalho no Porto. “Isso vai ser muito engrandecedor para o nosso currículo, profissional e pessoal. Vamos aprender na prática com quem tem a vivência”, diz. É o pensamento também de Germano. “Vai agregar muito para mim, que estou começando agora, e para que eu possa desempenhar o trabalho da maneira correta e que eu possa ajudar toda a estrutura para que tudo corra bem”, finaliza.

GALERIA DE IMAGENS