Operadores portuários intensificam ações para manutenção da limpeza 09/04/2014 - 15:30

Parceiros da Appa no objetivo de manter a cidade limpa, terminais exportadores de grãos criam soluções para melhorar o asseio dos caminhões depois da descarga

   Desde o lançamento da Operação Safra 2014, há dois meses, os operadores de grãos de exportação do Porto de Paranaguá têm intensificado as ações voltadas para a limpeza da cidade. Além de distribuir os materiais da campanha da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), as empresas estão criando alternativas para que os caminhões saiam da descarga limpos, evitando espalhar grãos pelas vias de Paranaguá.

   Como lembra o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, esta edição da Operação Safra tem o foco na manutenção das ruas. Por isso, além de ampliar a divulgação das principais regras para quem vai descarregar grãos e farelos no Porto de Paranaguá, também reforça a responsabilidade sobre manter a região no entorno dos terminais e armazéns limpa.

   "Isso serve tanto para os grãos de exportação quanto para os fertilizantes. Queremos poder contar com os operadores para melhorar a qualidade de vida dos parnanguaras e colaborar com a preservação do Meio Ambiente onde vivemos e trabalhamos. Para isso, disponibilizamos toda a nossa estrutura de comunicação e desenvolvemos materiais para dar suporte a todos. E temos visto resultados", comenta.

   Ao todo, são pelo menos nove mil folders que já estão circulando, distribuídos pelos operadores (fora os que estão sendo entregues nas praças de pedágio e no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá). Junto com o material impresso, 22,5 mil sacos plásticos forem entregues pela Appa, para as empresas distribuírem depois da descarga dos caminhões. Apenas nesse último mês.

Boas práticas - Uma das empresas que tem colaborado bastante na questão da limpeza é a Coamo. Segundo Frederico Gabriel de Barros Bernardino, chefe do Departamento Administrativo da empresa, em Paranaguá, além da distribuição do material, a Coamo anexou informativos sobre a campanha em suas portarias.

   "Também disponibilizamos na descarga a mangueira de ar, funcionários para a limpeza do caminhão, tartarugas/tachões instalados nas saídas das moegas, para que o caminhão passe e despeje eventual resíduo de produto", afirma.

   Outra boa prática da empresa, é o trabalho de inspeção. Os funcionários da portaria, devidamente orientados para isso, podem - a qualquer momento - parar o fluxo e pedir a limpeza dos caminhões. Eles trabalham como fiscais. "Nossa meta é mitigar esse tipo de problema com a limpeza os caminhões, por isso sempre trabalhamos preocupados em produzir, armazenar e comercializar alimentos atendendo as normas de segurança de alimentos , através da melhoria contínua dos processos", garante o representante da Coamo.

Associação - Segundo Luciano Denardi, presidente da Associação dos Operadores Portuários do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (AOCEP), as ações que cada terminal vem desenvolvendo estão sendo complementadas pelo trabalho, apoio e estrutura da entidade. Esta representa 20 empresas, entre terminais e operadores do Silo Público.

   "É um trabalho continuado e permanente da Associação para otimizar o trabalho de todos. Entendemos que integrados, como estamos entre os terminais e com a Appa, alcançaremos resultados mais efetivos para essa questão da limpeza das vias, tentando reduzir os impactos das operações com os grãos", afirma.

   Segundo Denardi, entre as ações realizadas pela AOCEP estão a varrição de resíduos nas vias de acesso (com caminhão); disponibilização de mão de obra para as ações da Patrulha da limpeza, em parceria com a Appa; investimentos em iluminação, canaletas, segurança e melhorias no bueiro no entorno das moegas; entre outras.

Regras para manter as vias limpas
Confira as regras da Operação Safra 2014, para os parceiros na manutenção da limpeza das vias do entorno do Porto de Paranaguá:

Para o Remetente da carga/Fornecedor:
• Informar de maneira clara os caminhoneiros sobre as regras para manter a área do terminal e entorno limpas;
• Instalar informativos com regras de limpeza;
• Disponibilizar lixeiras apropriadas para descarte de lixo das cabines;
• Disponibilizar jatos de ar para que os caminhões sejam limpos antes de deixarem o terminal/armazém;
• Instalar de tartarugas nas saídas dos terminais para que eventuais resíduos ainda presos na carroceria caiam antes de começarem a circular pelas ruas;
• Indicar área apropriada para realização de varreduras (para limpeza das caçambas);
• Disponibilizar caçambas para condicionar o material decorrente da varredura;
• Acondicionar o produto decorrente das varreduras em sacos de lixo apropriados para evitar exposição ao sol e chuva (evitando fermentação e mau cheiro);
• Disponibilizar efetivo (homens ou máquinas) para realização da limpeza de forma constante nas áreas próximas aos locais de descarga.

Para os caminhoneiros (que vêm descarregar grãos no Porto de Paranaguá):
• Manter a bica do caminhão lacrada para evitar vazamentos;
• Conferir se a lona está em perfeitas condições e sem furos, para evitar derramamentos;
• Manter a carroceria do caminhão em boas condições para evitar derramamentos;
• Utilizar os jatos de ar antes de sair do terminal e evite sujar as ruas da cidade;
• Não dar gorjetas para o uso dos jatos de ar;
• Fazer varreduras e limpezas da carroceria somente nas áreas indicadas pelo armazém/terminal;
• Descartar o lixo produzido na cabine em lixeiras apropriadas;
• Respeitar a sinalização.

GALERIA DE IMAGENS