PAUTA DIA 20 – 20h30: INAUGURAÇÃO BIBLIOTECA PÚBLICA 20/12/2010 - 13:50

O governador Orlando Pessuti e o superintendente dos Portos do Paraná, Mario Lobo Filho, inauguram nesta segunda-feira (20), em Paranaguá, a Biblioteca Pública Mário Marcondes Lobo. Com missão de ser um espaço cultural dinâmico e multiuso, a biblioteca terá acervo bibliográfico de 10 mil exemplares de livros, nas mais diversas áreas de conhecimento, inclusive temas ligados ao universo portuário, títulos em braile, audiolivros e filmes em DVD nacionais e estrangeiros.

Os usuários poderão acessar a internet, utilizar equipamentos de informática, auditório para apresentações culturais, cineclube, visitar o espaço de exposições permanente, a hemeroteca com jornais e revistas atuais e o espaço destinado para venda e oficinas de artesanatos. O projeto tem patrocínio da Renaut do Brasil e do Instituto Renaut e conta, ainda, com o apoio do Ministério da Cultura, que vai instalar no local um Centro de Inclusão Digital.

Com área interna de 850m², a biblioteca ocupa o antigo prédio da Santa Casa de Misericórdia. O edifício histórico foi construído no século de XIX, protegido como patrimônio municipal e recuperado com recursos do Governo do Paraná. As obras de restauro foram realizadas por meio da Secretaria Estadual da Cultura e da Secretária Estadual de Obras Públicas.

HOMENAGEM: O espaço leva o nome do advogado Mário Marcondes Lobo, figura com importante destaque na história parnaguara. Lobo foi secretário de Administração e Negócios Jurídicos da cidade; gerente e diretor da Companhia Telefônica de Paranaguá e da Companhia de Água e de Esgoto de Paranaguá.

Exerceu o cargo de procurador jurídico da APPA, do porto de Antonina, da Câmara Municipal de Paranaguá, e foi superintendente do Porto de Paranaguá. São conquistas de seu período na superintendência, a constituição de um fundo de dragagem, a reforma do silo vertical, a instalação do conselho de autoridade Portuária, o arrendamento do Terminal da Ponta do Félix, e a colaboração com os sindicatos do bloco e dos arrumadores para os serviços de amarração e limpeza.

Serviço:

Inauguração da Biblioteca Pública Mário Marcondes Lobo