Patrulha de limpeza removerá resíduos nas vias de acesso ao Porto de Paranaguá 09/09/2013 - 14:50

Grupo de trabalho formado entre a Administração dos Portos, Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, IAP e Antaq visa garantir solução de problema histórico em Paranaguá

A partir deste mês de setembro, as principais vias de acesso ao Porto de Paranaguá vão ganhar uma patrulha de limpeza. Um trabalho em conjunto entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e Prefeitura de Paranaguá vai garantir que as principais ruas que têm tráfego pesado de caminhões ganhem limpeza periódica.

Um grupo de trabalho que conta ainda com a Comissão Permanente de Assuntos Portuários da Câmara dos Vereadores de Paranaguá, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Agência nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), vai realizar um diagnóstico da situação dos terminais instalados nos arredores do Porto para estabelecer um cronograma de trabalho.

“A ideia de se estabelecer esta patrulha foi trazida pela Comissão Permanente de Assuntos Portuários e nós consideramos a iniciativa fantástica. O problema da limpeza das vias de acesso é histórico em Paranaguá e, até termos uma solução definitiva, esta patrulha vai garantir que as ruas fiquem limpas porque o cidadão que precisa ir ao trabalho de bicicleta, por exemplo, não pode esperar que soluções burocráticas e demoradas saiam do papel”, afirma o superintendente dos portos, Luiz Henrique Dividino.

De acordo com o vereador Ricardo dos Santos, que integra a Comissão Permanente de Assuntos Portuários da Câmara de Paranaguá, as vias prioritárias para o início do trabalho da patrulha são a Avenida Bento Rocha e a Ayrton Senna da Silva. “Daremos início ao processo de limpeza com estas ruas, que são as que possuem tráfego mais intenso de caminhões e que também muitos cidadãos as utilizam para ir ao trabalho. Depois disso, vamos verificando as secundárias”, afirmou o vereador.

A Appa, que já conta com duas máquinas varredeiras para realizar a limpeza nas ruas mais próximas do porto e com cerca de 80 homens (em dois turnos) requisitados diariamente para a limpeza geral do porto e imediações, irá disponibilizar outras duas máquinas varredeiras para fazer o trabalho. A Prefeitura de Paranaguá deverá disponibilizar mais homens para realizar a limpeza nas vias mais distantes do Porto, mas que também sofrem com o acúmulo de resíduos.

O chefe do escritório do IAP em Paranaguá, Cyrus Daldin, se comprometeu a verificar qual será a destinação correta do resíduo que será produzido. “Com a instalação desta patrulha, irá aumentar a quantidade de resíduos retirados das ruas e precisamos dar a destinação correta a ele. Caso contrário, estaremos apenas transferindo o problema”, disse.

Diagnóstico – No início da próxima semana, uma comissão formada por todos os órgãos envolvidos no projeto irá realizar uma espécie de fiscalização dos terminais – graneleiros e de fertilizantes – no entorno do porto. “A ideia é conhecer os ambientes, verificar possíveis ajustes que possam ser feitos e sensibilizar os empresários para, em conjunto, chegarmos a uma solução do problema. Acredito que o diálogo e a troca de ideia trarão uma solução definitiva para o problema”, afirmou Dividino.

Até o fim desta semana, a Prefeitura de Paranaguá irá analisar o mapa das vias que precisam ser patrulhadas e definir a quantidade de homens que serão designados para o serviço. A expectativa é que a limpeza comece em até 15 dias.