Pessuti diz que Porto de Paranaguá é agente motivador para produtores rurais 30/01/2008 - 16:00

O governador em exercício, Orlando Pessuti, visitou nesta quarta-feira (30) o Show Rural, em Cascavel. Pessuti elogiou a participação dos portos paranaenses no evento e disse que os terminais funcionam como fator motivador para os agricultores do Oeste do Paraná. “Nós temos procurado fazer com que os Portos de Paranaguá e Antonina estejam presentes na vida daqueles que produzem no Estado do Paraná, seja do produto agrícola, do produto pecuário ou do insumo industrial. O Porto tem que vir para o interior para ser realmente um agente motivador, para que os nossos produtores, em especial as nossas cooperativas possam se integrar à Appa e à Ferroeste neste processo de barateamento da logística de transporte tanto da produção agropecuária como dos insumos que chegam para agricultura através do Porto de Paranaguá”, afirmou Pessuti.
Na oportunidade, Pessuti e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, fizeram a entrega de 16 tratores do Programa Trator Solidário, do governo do Estado. Bianchini afirmou que a participação dos portos na feira é de fundamental importância. “O Paraná bateu o recorde de exportações em 2007. A nossa safra de quase trinta milhões de toneladas escoou de uma maneira bastante organizada. Um dos principais fatores para o sucesso das nossas exportações é o bom funcionamento e desempenho dos portos paranaenses”, disse.
Informação – Para o coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, os produtores têm que conhecer a porta de entrada e de saída dos seus produtos. “A participação do Porto de Paranaguá no evento é fundamental porque nós dependemos da logística de escoamento das cargas. De nada adianta realizar um evento criando estrutura para ser altamente competitivo dentro da porteira, ensinando como o produtor pode aplicar as novas tecnologias na sua propriedade, sem saber quais são os meios disponíveis para escoar sua produção. O País tem que ser competitivo logisticamente e o Porto é fundamental neste processo” afirmou Rizzardi. 
 

GALERIA DE IMAGENS