Plano de desenvolvimento do Porto de Paranaguá entra na fase final para aprovação 17/07/2012 - 10:22

Depois de intensos debates com a comunidade portuária, Appa faz ajustes no documento e disponibiliza para aprovação um plano que atende todos os segmentos: da cidade até os armadores, passando pelos operadores e trabalhadores portuários

   A comissão do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), que analisa o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO), voltou a se reunir nesta segunda-feira (16). Em sala lotada, representantes de diversas entidades ligadas às atividades portuárias discutiram os últimos ajustes necessários antes que o documento seja levado para votação. Na próxima semana, a comissão do CAP apresenta o relatório e, até a segunda quinzena de agosto, o documento deve ser aprovado.

   “Hoje tivemos um avanço significativo nos debates. Com a colaboração de todos aqui presentes e com a participação da equipe do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina nas discussões, tenho certeza que este PDZPO esta pronto para ser submetido à fase final, para aprovação. O relatório final deverá representar as necessidades e anseios da comunidade portuária do Porto de Paranaguá”, afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

   A comissão vem se reunindo desde o final de maio, depois que a Appa conclui e apresentou o PDZPO para o CAP. Com cópias do documento em mãos, os conselheiros puderam analisar todo o conteúdo. Nas reuniões semanais, as observações de cada conselheiro eram debatidas e sugeridas como adequação. Na reunião desta segunda-feira, foram debatidos pontos importantes como o sistema de acesso e novos empreendimentos que farão parte do futuro Porto de Paranaguá.

   A Appa, atendendo a determinação do Governador Beto Richa, ouviu toda a comunidade portuária e com isso acredita estar proporcionando o PDZPO mais complexo do Porto de Paranaguá desde a promulgação da Lei de Modernização dos Portos que criou o Conselho de Autoridade Portuária.

PDZPO – O plano abrange toda a área de influência do Porto, em Paranaguá e Pontal do Paraná, e funciona como um plano diretor. A partir deste levantamento completo e atualizado da área, o crescimento da autarquia fica bem mais ordenado. A partir da aprovação do PDZPO, nada pode ser feito sem que esteja de acordo com o plano.

   A ideia é que o PDZPO seja revisado a cada cinco anos ou quando houver um evento não previsto, seja um acidente ou uma mudança econômica drástica. Aprovado pelo CAP, o PDZPO será enviado à SEP e à Antaq.

   A Appa está concluindo, também, o Plano de Zoneamento e Desenvolvimento do Porto Organizado de Antonina. “O PDZPO do Porto de Antonina será entregue à Comunidade Capelista na próxima reunião do CAP de Antonina, no dia 3 de agosto. Da mesma forma que, em Paranaguá, vamos ouvir toda a comunidade Capelista”, disse Dividino.

Presença - Além do superintendente, conselheiros do CAP e do Labtrans, estiveram presentes na reunião, na Appa, representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, da Praticagem, do Porto Pontal, do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), do Sindicato dos Operadores Portuários (Sindop), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Ocepar, da Associação do Comércio Exterior do Brasil (AEB), da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), do Sindicato dos Armadores (Sindarma), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

GALERIA DE IMAGENS