Porto de Antonina recebe Techint 18/09/2012 - 15:00

Área do terminal público servirá de base para a indústria do pré-sal na região

   A área de cem mil metros quadrados, do terminal público do Porto Barão do Teffé, em Antonina, ganhou uma nova destinação. A partir de agora, o porto parananense começa efetivamente a se preparar para atender a demanda da exploração do petróleo do pré-sal. Com o Termo de Permissão de Uso Temporário assinado nesta segunda-feira (17), a empresa multinacional Techint S/A inicia as atividades no município. O primeiro passo serão os estudos, que permitirão definir as estratégias da empresa para a região.

   O documento foi assinado pelo Governador Beto Richa, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino e o diretor do Porto de Antonina, Paulo Scalco.

   Segundo Dividino, esse é um grande projeto de revitalização do Porto de Antonina, que no passado já foi um dos principais portos brasileiros. “Depois de décadas de promessas, estamos promovendo o desenvolvimento socioeconômico de uma importante cidade portuária que agora entra no grande projeto do Pré-sal do Brasil”, afirma Dividino.

   Para o governador Beto Richa, a iniciativa é parte do compromisso assumido com o Litoral do Estado para a modernização dos portos. “Hoje, com planejamento e diálogo, avançamos a passos largos no resgate da produtividade dos portos de Paranaguá e Antonina, tornando o Estado e o país mais competitivo. Podemos dizer que estamos vivendo a redenção do Litoral do Paraná: com mais atenção, investimentos, empregos e qualidade de vida”, garante.

Empresa – No Porto de Antonina, a Techint vai desenvolver atividades de engenharia, suprimento, construção e montagem de unidades offshore para atender as demandas advindas do pré-sal - em consonância com o Projeto Pré-Sal do Governo do Estado. Como informa o diretor da empresa no Brasil, Ricardo Ourique, investimentos na ordem de R$500 milhões devem ser aplicados nas unidades de Pontal (há 18 meses em atividade) e Antonina.

   No município, a expectativa é que as atividades gerem 1500 empregos diretos e outros quatro mil indiretos. “Para Antonina e todo o entorno, pretendemos qualificar mão-de-obra para a indústria do pré- e pós sal. Essa parceria com a Appa e o Governo do Estado marca a entrada do Paraná nessa atividade, trazendo oportunidade para o município e as famílias que aqui vivem”, conclui.

Paranaguá – Também nesta segunda-feira (17), foram iniciadas oficialmente as obras de ampliação - em mais 315 metros - do cais leste, onde atracam os navios de contêineres. A área é do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), um dos arrendatários do Porto de Paranaguá. Segundo a empresa, “a obra faz parte de um investimento de R$ 300 milhões que o TCP vem implantando desde 2011. Com este, o Terminal ampliará sua capacidade operacional 1,5 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) até o final de 2013”.

Plano - Todas as ações seguem as orientações dos Planos de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado (PDZPO). Tantos as obras do terceiro berço para contêineres no Porto de Paranaguá quanto a nova destinação da área do Porto de Antonina estão previstas pelo Plano de Expansão. Apresentado pelo superintendente da Appa, em abril, o projeto prevê investimentos de recursos próprios, do Governo Federal e da iniciativa privada.

   Para o secretario de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, essas iniciativas são novas etapas que se vencem no projeto de construir um Novo Paraná. "O Governador nos determinou uma missão árdua de recuperar a infraestrutura portuária do Paraná e de planejar os próximos 20 anos. E é isto que estamos fazendo com a construção de um novo e moderno Porto de Paranaguá e a entrada do Paraná, definitivamente, no grande Projeto Pré-sal. Trabalhamos para trazer empresas para Pontal do Paraná e agora concluímos o estabelecimento de uma grande empresa na cidade de Antonina”, conclui.

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