Porto de Paranaguá amplia programa de visitas com universidades e escolas 23/05/2013 - 14:50

Participando de palestras externas e recebendo grupos de acadêmicos, através da Appa, Estado se aproxima de estudantes, divulgando o porto e contribuindo para a formação dos futuros profissionais de diversas áreas do conhecimento

O Governo do Estado, através da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), tem ampliado o diálogo com acadêmicos do Paraná, de outros estados e até países vizinhos. Além das visitas acadêmicas que já são realizadas na sede do Porto de Paranaguá, a diretoria empresarial da Appa tem ido até as universidades para falar com os acadêmicos.

Este ano, a autarquia já proferiu três palestras em instituições de ensino superior e, de fevereiro até agora, a Appa já recebeu 33 instituições de ensino superior, com mais de 1.030 pessoas (alunos de universidade, pós-graduação, mestrado ou doutorado e professores) de todo o Brasil. Existem ainda outras 26 instituições que visitarão o Porto até outubro.

“Acreditamos que essa experiência com os estudantes é fundamental tanto para eles – com a informação e oportunidade – quanto para o Estado que, com ações assim, pode pensar no desenvolvimento ainda mais alinhado com a demanda dos cidadãos, sejam da boleia do caminhão, do campo, dos escritórios, das empresas, das indústrias ou das salas de aula”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.

Os estudantes que visitam o Porto de Paranaguá são de áreas como Administração, Agronegócio, Agronomia, Comércio Exterior, Gestão Pública, Logística e outras afins. “Sabemos que muitos estudantes – mesmo tendo recebido a teoria – ainda têm dúvidas sobre o funcionamento da logística portuária e desconhecem os projetos de modernização e ampliação dos portos do Paraná. A intenção do Governo do Estado, através da Appa, é ampliar o diálogo também com os futuros profissionais da área”, completa o diretor.

Visitas – Quando os acadêmicos visitam o Porto de Paranaguá, eles assistem ao vídeo institucional, têm palestra técnica sobre o funcionamento dos portos e também sobre a história da autarquia. Os estudantes ficam conhecendo um pouco mais a infraestrutura e logística e sobre os projetos futuros dos portos paranaenses. A segunda etapa é a visita ao cais, onde as operações podem ser acompanhadas, na prática.

Escolas – Não são apenas os alunos do ensino superior interessados nas atividades portuárias e no dia-a-dia da ponta do Comércio exterior do Brasil, pelo Paraná. Os alunos do ensino fundamental e médio também são curiosos. De fevereiro até agora, foram 16 escolas e mais de 638 estudantes e professores que visitaram o Porto de Paranaguá. Até outubro, já são seis grupos agendados.

As visitas de grupos de estudantes – de todos os níveis de ensino – continuam abertas. Para agendar basta enviar email para a Appa, no endereço eletrônico visitas@appa.pr.gov.br. É preciso informar o número de integrantes e a data da visita. A equipe entrará em contato para agendar na data escolhida, de acordo com a disponibilidade de agenda.

As faculdades que não puderem se deslocar até Paranaguá, mas que têm interesse em receber um representante da Autarquia para falar com os alunos, também podem entrar em contato com a diretoria empresarial para checar a disponibilidade de agenda. Os contatos estão disponíveis no site xoops.celepar.parana/migracao/porto.