Porto de Paranaguá completa 79 anos com ação no Pátio de Triagem 17/03/2014 - 17:20

No dia em que comemora o 79º aniversário, o Porto de Paranaguá celebra, também, a produtividade e o desempenho alcançados nesses dois primeiros meses do ano. Para marcar a data, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou uma blitz da Operação Safra 2014, junto aos caminhoneiros no Pátio Público de Triagem.

“Quisemos comemorar o aniversário do Porto de uma forma diferente e especial, ao lado daqueles que ajudam a escrever esta história de sucesso. E hoje, com os caminhoneiros dentro do pátio de triagem, estamos reforçando nossa campanha da safra, para garantir um escoamento tranquilo e uma cidade mais limpa e organizada”, afirma o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho.

Além do objetivo de garantir que o escoamento dos produtos continue tranquilo pelos terminais paranaenses, a ação também está sendo desenvolvida com o foco na limpeza da cidade. Esta é a primeira vez que a campanha – que está na segunda edição – realiza blitz em Paranaguá.

“Esta comemoração do 79º aniversário do Porto de Paranaguá está marcada pelo maior programa de integração entre o porto e a cidade. E nada mais justo do que celebrar esta data dando ainda mais visibilidade ao nosso programa, demonstrando cuidado e respeito com a cidade de Paranaguá”, avalia o superintendente Luiz Henrique Dividino.

Segundo ele, os transportadores são parceiros importantes tanto para o escoamento organizado das safras, quanto para a manutenção da limpeza das vias. “E este cuidado constante traz benefício para o meio ambiente e para os parnanguaras”, afirma.

Movimentação - Juntos, no primeiro bimestre deste ano, os Portos do Paraná movimentaram quase 6,8 milhões de toneladas de cargas. O volume é 13% maior que o registrado no mesmo período, em 2013, quase 6 milhões. O volume de soja exportado continua sendo o destaque. Com um aumento de 182% em relação ao primeiro bimestre de 2013 na exportação do produto, o Porto de Paranaguá foi o porto que mais movimentou soja, no Brasil.

Em janeiro e fevereiro, este ano, foram quase 1,28 milhão de toneladas de soja exportadas. No mesmo bimestre, em 2013, foram pouco mais de 453 mil toneladas. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o volume exportado pelo Porto de Paranaguá representa, neste primeiro bimestre de 2014, mais de 40% do total das exportações brasileiras de soja.

“Com medidas que vimos adotando desde 2011, temos conseguido atender a demanda dos exportadores de soja. Além das mudanças operacionais, principalmente quanto às regras de atracação e carregamento; dos ajustes constantes no sistema de cadastramento e controle do fluxo de caminhões, o Carga Online, e dos aperfeiçoamentos em outros sistema de controle e recebimento de cargas; e das ações permanentes de comunicação com o campo, com os transportadores, com os operadores e exportadores, temos investido, sim, em infraestrutura”, afirmou o secretário de infraestrutura.

Entre os investimentos realizados para dar conta da demanda crescente dos exportadores e importadores, o secretário destaca a dragagem de regularização, que está em fase de conclusão na bacia de evolução e berços do Porto de Paranaguá. “Além dos mais de R$ 470 milhões investidos, nos últimos três anos, em projetos estruturantes e em manutenção, temos adotado diversas medidas para melhorar a produtividade e a qualidade das operações portuárias nos terminais paranaenses”, conclui.

Outros números – No primeiro bimestre, no total, as exportações somaram quase mais de quatro milhões de toneladas – 18% a mais que o volume exportado no período de 2013. Além do soja, outros destaques, entre as exportações, são o açúcar, com mais 776 mil toneladas (24% a mais que o registrado no ano passado), e os veículos. Destes foram quase 13,5 mil unidades exportadas. No ano passado, no bimestre, foram apenas 3,4 mil.

As importações também registraram aumento. Nos dois primeiros meses deste ano, foram quase 2,7 milhões de toneladas de cargas importadas pelos Portos do Paraná – 8% a mais que o volume de 2013. Entre as importações, os destaques são os fertilizantes, cujo volume foi de quase 1,5 milhão de toneladas importadas – 8% a mais que o registrado no mesmo bimestre, do ano passado.