Porto de Paranaguá duplicará capacidade das portarias de acesso ao cais 20/01/2014 - 14:40

As portarias serão equipadas com novas balanças para acesso de caminhões ao cais, totalizando investimentos de quase R$ 4,7 milhões

    O Porto de Paranaguá irá duplicar os acessos ao cais comercial, com o início das obras para a construção de duas novas portarias e a reforma do Portão Principal do porto,nos próximos dias. Com isso, as portarias de acesso terão 12 balanças rodoviárias, o dobro do que existe atualmente. Serão investidos R$ 4,7 milhões em recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para a realização das obras.

   “Ampliando a quantidade de balanças de acesso ao cais, o recebimento de cargas vai ficar duas vezes mais ágil, otimizando o fluxo de entrada e saída de cargas. Além disso, com uma nova estrutura de escritórios, mais moderna, vamos dar melhores condições de trabalho para os funcionários da Appa”, afirma o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho.

   De acordo com o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a crescente movimentação de caminhões e o aumento na movimentação das cargas confirmam a necessidade e urgência dessa ampliação das portarias. Atualmente, o Porto de Paranaguá possui seis balanças rodoviárias de acesso ao cais.

Obra
– As novas portarias serão as de número 1 e 3, sendo a atual portaria central a de número 2. Segundo o termo de referência da obra, nas portarias 1 e 3 serão removidas as duas balanças existentes e construída área para escritório dividida (em dois pavimentos), com área para a instalação de quatro novas balanças (em cada portaria). No total, este acesso terá área construída de mais de 1,1 mil metros quadrados.
 
   A portaria 2 (atual portão principal do Porto de Paranaguá) terá obras de ampliação e reforma de área de escritório, além de estrutura para comportar a instalação de duas novas balanças, que se somarão às duas existentes. A área é de mais de 824 metros quadrados.

   A empresa responsável pela obra é a Coelho e Ribeiro Construções Elétricas e Civis LTDA EPP., ganhadora da licitação. O prazo de execução é de, no máximo, um ano.

   As novas balanças serão adquiridas através de outro processo licitatório, já em andamento.

GALERIA DE IMAGENS