Porto de Paranaguá movimenta 23% a mais de granéis líquidos no semestre 17/07/2012 - 16:15

A comparação é com os primeiros seis meses de 2011. No total, foram mais de 2,4 milhões de toneladas movimentadas

Nos primeiros seis meses do ano, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) registrou aumento na movimentação de granéis líquidos. De exportação, foi mais de 1,1 milhão de toneladas. Em sentido inverso, foi quase 1,3 milhão. No mesmo período, no ano passado, o total foi de 1,9 milhão de tonelada de líquidos transportados pelo Porto de Paranaguá.

Os óleos vegetais representam o maior volume exportado nesse primeiro semestre. Foram mais de 560 mil toneladas dos produtos. O total de derivados de petróleo exportados pelo Porto de Paranaguá passou das 485 mil toneladas. De etanol, foram quase 61 mil toneladas.

O principal destino do óleo vegetal exportado por Paranaguá é a China. O etanol vai principalmente para a Jamaica e para a Coréia do Sul. Já os derivados de petróleo que saem do porto paranaense vão para os países vizinhos ao Brasil: Uruguai, Paraguai e Argentina.

Empresas - Segundo a gerente comercial da Cattalini Terminais, Carla Rocha, a empresa – que é a principal operadora de granéis líquidos em Paranaguá – movimentou 918 mil toneladas de líquidos nesse primeiro semestre. Em 2011, o volume do período foi de 749 mil.

“O maior responsável por esse aumento foi o óleo de soja cuja exportação, em relação ao ano passado, foi 66% maior”, afirma. Ainda de acordo com Carla, no segundo semestre a tendência é que o volume do produto exportado seja menor devido ao final da safra.

Para o segundo semestre, a gerente da Cattalini diz ser provável o aumento na exportação de álcool para os Estados Unidos. “Isso devido à quebra na safra de milho norte-americana, por conta da seca”, comenta.

Importação – Os principais granéis líquidos importados pelo Porto de Paranaguá foram também derivados de petróleo - num total de quase 785 mil toneladas - e o metanol , quase 250 mil toneladas.

Nas importações, a Catallini registrou alta de 12% no volume de metanol. “No segundo semestre, agora, devemos importar bastante derivados de petróleo e há indícios de que tenhamos, também, que importar óleo de soja devido à escassez do produto no mercado interno em decorrência do grande volume de grão exportado este ano”, diz a gerente comercial da empresa.

Além da Cattalini, operam granéis líquidos pelo Porto de Paranaguá a Petrobras/Transpetro e União Vopak.