Porto de Paranaguá recebe navio de passageiros 17/12/2011 - 11:20

Quando esteve em Paranaguá no último dia 17 de novembro, o navio AIDAcara trouxe turistas alemães, austríacos e suíços que optaram por ficar na cidade. O centro de Paranaguá ficou tomado por estrangeiros e mudou a rotina da cidade.

Um mês depois, o AIDAcara volta a Paranaguá. O navio atracou na manhã deste sábado (17) no Porto para mais uma parada técnica. O dia ensolarado incentivou novamente os passageiros a visitarem a cidade. E o comércio local, que ficou animado pela movimentação de turistas estrangeiros na cidade, agradece a retomada da vinda de cruzeiros ao porto. Desta vez, 1180 turistas estão a bordo do navio que saiu de Buenos Aires no último dia 9 de dezembro e seguirá para Ilhabela.

“Depois de Paranaguá, o navio seguirá para as cidades de Ilhabela, Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Rio de Janeiro, terminando a viagem em Santos.”, afirmou Martina Reuter, representante de Marketing e vendas da AIDA Cruises para a América do Sul. “A próxima passagem do AIDAcara por Paranaguá será no dia 12 de janeiro, quando o navio fará uma rota até Buenos Aires. A partida para essa viagem será feita no dia 06 de janeiro no porto de Santos”, complementa Martina.

No mês passado quando esteve em Paranaguá, praticamente todos os passageiros que estavam a bordo do navio desceram para fazer passeios programados (Ilha do Mel, Curitiba, Morrestes, Antonina) e muitos ficaram em Paranaguá. Desta vez não foi diferente.
Para o presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista da Associação Comercial e Industrial de Paranaguá (Aciap), Kalil Hamud, a vinda de navios de passageiros com maior freqüência a Paranaguá aquece o comércio local.

“É ótimo receber estes navios com maior freqüência. É muito importante para o comércio porque muitos optam por ficar em Paranaguá, consomem na cidade. Isso aquece o comércio, dá um ânimo para os comerciantes começarem a se especializar para receber cada vez melhor os turistas estrangeiros”, afirmo Hamud.

De acordo com o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, a estrutura portuária adaptada para receber o navio atendeu muito bem a demanda. “Apesar de não dispormos de instalações ideais, o que fizemos foi significativo e até elogiado pelo comando do navio. Valeu o esforço de todos. Só assim conseguiremos colocar Paranaguá definitivamente na rota do turismo náutico nacional”, disse.

O trabalho para atrair navios de cruzeiros a Paranaguá tem sido feito em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo. Para o secretário Faisal Saleh, o bom receptivo aos turistas em Paranaguá vai permitir que o Porto continue podendo negociar novas escalas.

“O sucesso da inserção de Paranaguá na rota turística de cruzeiros depende do esforço de todos: comerciantes, empresários, operadores. A satisfação do turista vai possibilitar melhor negociação para novas paradas”, disse Saleh.

A recepção ao AIDAcara conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Ônibus foram colocados à disposição para levar os turistas do porto ao centro da cidade. Um receptivo com atendentes bilíngües foi montado na praça 29 de Julho.