Porto de Paranaguá recebe novo lote de peças gigantes 30/05/2013 - 09:40

Peças são para fábrica de cimento que está se instalando no município de Adrianópolis, região do Vale do Ribeira, no Paraná

   As peças destinadas à fábrica de cimento Margem, em construção no município de Adrianópolis, estão chegando pelo Porto de Paranaguá. Vindos de 15 países diferentes, os primeiros volumes recebidos fazem parte do forno da indústria. Até o final do ano, estão previstas várias outras remessas, todas pelo porto paranaense. A unidade industrial da Margem Cimento, subsidiária da catarinense Supremo Cimento, no Vale da Ribeira, tem previsão de inauguração para 2014.

   Este mês, já foram recebidas pelo Porto duas remessas de peças. Ao todo, foram 90 volumes, somando quase 800 toneladas, recebidos da China. No início de junho está previsto o recebimento de outras duas peças de grande porte para a fábrica.

   “Estamos cumprindo o compromisso que assumimos, em 2011, com o Governo do Estado do Paraná, em contribuir para o desenvolvimento do Estado – não apenas na região onde estamos nos instalando, mas, também, através do recebimento das peças da indústria todas pelo Porto de Paranaguá. Temos levado isso bem a sério”, afirma o coordenador de comércio exterior da empresa, Werner Neumann.

   De acordo com o diretor técnico da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Paulinho Dalmaz, o Porto de Paranaguá está preparado para receber todo tipo de carga especial e de projeto. “Essas cargas, apesar da dimensão, são cargas que exigem uma operação especializada: mão de obra qualificada, espaço disponível para manobrar as cargas e capacidade do piso. Tudo isso temos aqui no Porto de Paranaguá, além de logística para saída do terminal”, afirma.

   As peças estão ocupando o pátio do berço 208, do Porto de Paranaguá, até a liberação para poderem ser transportadas até o destino final, em Adrianópolis.

Indústria – A indústria de cimento catarinense deve investir em Adrianópolis cerca de R$340 milhões. O projeto foi inserido no Programa Paraná Competitivo, que oferece incentivos fiscais e outros benefícios para empreendimentos que gerem empregos, especialmente nas regiões mais carentes do Estado.

GALERIA DE IMAGENS