Portos do Paraná apresentam possibilidades de negócios para micro e pequenos empresários 23/11/2010 - 16:30

Aproximar o micro e pequeno empreendedor do dia-a-dia dos Portos Públicos do Paraná e discutir novas possibilidades no fornecimento de bens e serviços. Este foi o tema da palestra do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Mario Lobo Filho, nesta terça-feira (23), durante o III Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais – Fomenta PR, realizado pelo Sebrae, em Curitiba.

O objetivo é apresentar maneiras para que os empresários de pequeno porte possam participar de processos de licitações com a autarquia, principalmente na venda de produtos, serviços e obras na área de construção. “Os bons fornecedores são sempre bem vindos. Os portos de Paranaguá e Antonina realizam uma série de grandes obras, porque temos uma estrutura e uma demanda que exige isto, então convidamos os interessados para que pensem grande junto conosco”, disse Lobo Filho.

Segundo ele, uma das preocupações da autarquia é fortalecer a relação com fornecedores locais, que gerem emprego e renda nas cidades portuárias. “Entendo que é importante para os micro e pequenos empresários de Paranaguá e de todo o Estado, descobrir quais os campos de atuação que existem no setor público portuário e quais maneiras possíveis de atender a demanda existente” destacou.

“Podemos estudar, inclusive, a criação de uma programação especial, ou a realização de um curso em conjunto com o Sebrae com conteúdo programático especifico voltado aos micro e pequenos fornecedores”, sugeriu o superintendente.

INTERAÇÃO: Até o encerramento, na quarta-feira (24), o Encontro deve reunir mil empresários participantes e diversos representantes de órgãos empresas públicas federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Além de palestras, rodada de debates e seminários temáticos, acontecem encontros individuais entre empresários e gestores de licitação dos compradores públicos, além de atendimento em stands.

De acordo com Mariléa Rodrigues de Britto, consultora do Sebrae na região Centro-Sul, um dos principais objetivos é promover a integração entre eles e buscar a desburocratização dos processos. “Este é um evento muito especial porque promove encontros que provavelmente não aconteceriam de outra forma. Aqui é possível conhecer mais sobre o programa de desenvolvimento local e a Lei Geral do Pequeno Empreendedor”, disse.

Um exemplo desta interação foi o contato realizado pela empresa XA Consultoria. A microempresa de Cascavel, no noroeste do Paraná, patenteou e desenvolve um equipamento para gerar energia elétrica a partir da queda dos grãos que são embarcados nos navios pelos carregadores shiploaders.

“Usamos o mesmo principio da geração de energia por quedas da água, como é feito em Itaipu, por exemplo. A idéia é que a produção seja usada no próprio porto, na iluminação do cais”, explicou o empresário Luciano Jorge de Andrade.

FOMENTA/PR: O III Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais acontece no pavilhão da ExpoUnimed Curitiba, que fica na rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, no bairro Campo Comprido. O horário dos atendimentos individuais e das palestras e seminários é das 9h às 18h e as inscrições gratuitas podem ser feitas até o encerramento no local e no site www.fomentapr.com.br.

Galeria de Imagens