Portos do Paraná estreita ligação com dirigentes e investidores espanhóis 10/06/2024 - 10:47

Empresa pública participou de intercâmbio no país europeu que contou com jornadas empresariais e visitas a instalações portuárias em Madri, Valência e Barcelona

A Portos do Paraná participou da Missão de Portos Brasileiros e Colombianos na Espanha, entre 27 e 31 de maio, que teve como intuito fomentar a cooperação entre os países no âmbito logístico e portuário. A empresa pública foi representada pelo diretor Administrativo e Financeiro Marcos Bonoski.

O intercâmbio contou com visitas aos portos de Madri, Valência e Barcelona, além de jornadas empresariais com possíveis investidores do país ibérico. O convite partiu do governo espanhol a fim de melhorar a eficiência nos processos logísticos e também compartilhar boas práticas no âmbito da sustentabilidade.

"Foi uma semana muito proveitosa em que pudemos apresentar mais uma vez os portos de Paranaguá e Antonina para empresários e representantes governamentais espanhóis. Levamos a eles o atual estágio da administração da Portos do Paraná, nossas conquistas como a movimentação de 65 milhões de toneladas em 2023 e os quatro troféus seguidos de mais eficiente do Brasil, além dos planos de investimento como as concessões das áreas PAR14, PAR15 e PAR25 e do Canal de Acesso e do futuro Moegão com aporte de quase R$ 600 milhões”, destacou Bonoski.

O dirigente da Portos do Paraná palestrou ao lado de representantes dos Portos de Santos, de Itajaí, do Rio de Janeiro e Companhia Docas de São Sebastião. “Essa troca de experiências é bastante salutar e mostra a importância que os Portos de Paranaguá e Antonina têm na economia mundial e está integrado em busca de soluções modernas para melhorar ainda mais. Os espanhóis têm atuado para integrar e otimizar cada vez mais os processos logísticos ao mesmo tempo em que buscam neutralizar a emissão de carbono e nós também estamos nos preparando para isso”, apontou Bonoski.

A organização do encontro entre representantes de portos brasileiros e colombianos com setores do governo espanhol foi da Embaixada da Espanha no Brasil. “O Brasil é um parceiro estratégico no transporte marítimo, na logística e na cadeia de suprimentos e agradecemos a participação da Portos do Paraná e esperamos que essa atividade possa contribuir para estreitar ainda mais os laços existentes entre os portos e as empresas dos dois países”, finalizou Urbano Garcia Murillo, conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha.