Portos do Paraná inicia implantação do projeto de governança e gestão para resultados 31/08/2021 - 16:15

A empresa pública Portos do Paraná recebeu nesta terça-feira (31) as recomendações e orientações finais do projeto de governança e reestruturação para resultados, que vem sendo desenvolvido desde julho do ano passado, em parceria com a consultoria do Instituto Publix. Em solenidade realizada na sede da Portos do Paraná, o Instituto Publix apresentou uma retrospectiva do projeto, orientações finais para a Gestão da Mudança e, agora, a empresa pública segue a implantação definitiva do projeto, denominado Orgulho de Ser Portos do Paraná.

Além da ênfase em Modelo de Governança, Alinhamento da Estrutura Organizacional, de Processos, Gestão do Desempenho Institucional, Setorial e Individual, Mapeamento de Competências e Trilhas de Aprendizagem, o Projeto Orgulho de Ser Portos do Paraná também atuou na modelagem do Plano de Cargos e Salários e Programa de Demissão Incentivada. Os dois últimos ainda dependem de aprovação de viabilidade em instâncias superiores no âmbito do estado.

Alguns processos já iniciaram, outros serão colocados em prática ao longo dos próximos meses, mas a parceria de consultoria entre as duas instituições foi concluída nesta terça-feira. O compêndio de relatórios entregues no trabalho de mais de um ano passa a balizar medidas internas nos portos de Paranaguá e Antonina. “A gente não sabia a dimensão que o projeto alcançaria. Ficamos felizes com o trabalho realizado e entregue”, disse o diretor Administrativo e Financeiro da Portos do Paraná, Daniel Romanowski.

O resultado, disse Romanowski, superou as expectativas. “Foi uma grata surpresa a qualidade do trabalho e destaco o pessoal do Instituto Publix, que sempre entregou mais do que era pedido, indo a fundo, se engajando no projeto”, apontou o diretor. Segundo ele, agora é hora de a equipe da Portos do Paraná aproveitar os relatórios e orientações fornecidas.

"Temos, agora, a responsabilidade de colocar esse projeto em prática. Tem muitas coisas que já estamos vendo, já está acontecendo, tem coisas que não dependem só da equipe interna. É importante que a gente tome consciência, e estamos aqui representados por todos os setores, para pegar esse trabalho e implantar conforme o planejado”, finalizou. De acordo com o Superintendente de Governança, Carlos Eidam de Assis, o trabalho acabou sendo facilitado pelo engajamento dos profissionais da Portos do Paraná. 

Na visão do diretor do Instituto Publix, Mário Woortmann, conduzir o projeto na época atual acabou sendo um grande desafio. “É uma satisfação ter conseguido chegar ao final em tempos de pandemia, lembrando, inclusive, que houve perdas aqui na Portos do Paraná e em vários locais. Muitas coisas que aconteceram e dificultaram não só a agenda, mas a comunidade inteira. E chegamos ao final do projeto, conseguimos concluir tudo e muitas coisas já estão sendo implantadas”, enfatizou. 

Na solenidade, a equipe Gestão de Mudança, que atuou mais próxima do Projeto Orgulho de Ser Portos do Paraná junto ao Instituto Publix, foi homenageada. Esta equipe auxiliará no acompanhamento e suporte à implantação junto aos gestores de cada área, de forma colaborativa.

GALERIA DE IMAGENS