Portos do Paraná mapeia as competências de cada área da empresa 13/05/2021 - 16:59

A Portos do Paraná está mapeando as competências individuais (técnicas e comportamentais) necessárias e ideais para o trabalho de cada setor da empresa pública. Esta é a antepenúltima fase do projeto Orgulho de Ser Portos do Paraná, que tem conclusão prevista o mês de julho.

“Chegamos à semifinal”, afirma o diretor do Instituto Publix, Mário Woortmann. Nesta fase, como explica, são realizados workshops com todas as diretorias e, dentro das diretorias, todas as gerências e coordenações, para que possam revisar as competências, propor ajustes e determinar as prioridades para cada área.

Essa etapa de maio é desenvolvida após o preenchimento individual de um formulário proposto pelo Instituto, realizado em abril, no qual cada colaborador pode identificar e relacionar os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes ideais para o desempenho das respectivas atividades setoriais.

“Isso tudo em breve será objeto de uma autoavaliação para identificação das lacunas e necessidades de capacitação, e, no final, vamos concluir o projeto elaborando as Trilhas de Aprendizagem, com cada uma das unidades, para deixar encaminhada a estrutura para os programas de capacitação”, diz o consultor.

Segundo Pedro Cesar, consultor do Instituto Publix, ter as competências bem definidas e estruturadas em cada unidade permite que possam ser desenvolvidas continuamente, de maneira alinhada com as necessidades individuais de cada colaborador.

CONSTRUÇÃO CONJUNTA – Cada etapa do processo está sendo desenvolvida com participação direta e efetiva dos funcionários. Como afirma Woortmann, isso é importante porque as pessoas compreendem, participam e contribuem para o projeto de construção.

“Lá na frente, quando estiver tudo pronto, haverá um sentimento de satisfação por terem ajudado a construir e efetivar a mudança na empresa, nas diversas frentes do projeto. É o sentimento de identificação e senso de pertencimento, um legado de todos”, afirma Woortmann.

Em desenvolvimento desde agosto de 2020, o projeto tem o objetivo de revisar e otimizar a gestão interna.

“O Projeto Orgulho de ser Portos do Paraná busca aprimorar as práticas de gestão e governança do porto, em diversas frentes que vão desde estrutura a processos, indicadores e diversos subsistemas de gestão de pessoas”, completa o representante a Publix.

Com isso, segundo ele, espera-se alavancar tanto a qualificação contínua dos funcionários quanto os resultados organizacionais e a imagem institucional da empresa.

“Quando você tem uma maior estruturação para a transparência, do ponto de vista de governança, e divulgação dos resultados de indicadores, isso traz um senso coletivo, interno, de que todos estão contribuindo para os resultados, e também para clientes e potenciais parceiros saberem estar investindo em um porto que está atento a seus processos de gestão”, conclui.

A última etapa do projeto é a de gestão efetiva da mudança. Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia todo o processo, desde o ano passado, está sendo muito produtivo e de aprendizado.

“Queremos ser reconhecida como autoridade portuária referência em sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, eficiência, competitividade e integridade. Assim, com transparência e participação de cada colaborador, nos tornaremos os melhores portos do Brasil", comenta Garcia.

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