Portos do Paraná recebem representantes dos portos belgas na Intermodal 03/04/2013 - 17:20

Uma comitiva formada por representantes do Governo, dos portos e de empresas da Bélgica esteve no estande dos Portos do Paraná, na 19ª Intermodal South America. Eles foram recebidos pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, e pelos diretores Técnico, Paulinho Dalmaz, e Administrativo Financeiro, Carlos Roberto Frisoli.

Esteve presente o Vice-primeiro Ministro e também Ministro das Relações Exteriores, do Comércio Exterior e dos Assuntos Europeus do Reino da Bélgica, Didier Reynders. Além dele, o embaixador do país no Brasil, Jozef Smets, e diretores dos portos de Antuérpia, Zeebrugge e Ghent.

“Em dezembro, recebemos o vice-primeiro ministro da Bélgica em Paranaguá e agora, na Intermodal, é um prazer encontrá-lo novamente e ver que as intenções de se firmar um acordo técnico-operacional continuam firmes. Temos um protocolo de intenções extenso, com este que é um dos melhores países do mundo em operações portuárias. Principalmente o Porto de Ghent é muito semelhante ao nosso. Podemos oferecer muito a eles e eles a nós, em termos de operações”, afirma o superintendente da Appa.

De acordo com o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, que também já esteve no Porto de Paranaguá, investir em parcerias no setor portuário é uma meta do governo belga. “O Porto de Ghent tem muito interesse em desenvolver essa parceria com o Porto de Paranaguá. Acho que os dois portos só têm a ganhar em desenvolvimento com esse contato. No que pudermos nós, da embaixada, vamos apoiar”, garante o diplomata.

Contatos – Para Divaldo Corrêa, superintendente da Coamo, uma das 20 empresas parceiras da Appa na Intermodal este ano, a participação no evento é fundamental para os negócios. “Aqui podemos ficar por dentro de assuntos de interesse ao nosso ramo, principalmente novidades de logística, podemos estabelecer contato e trocar informações com representantes dos órgãos federais e da própria diretoria da Appa, com quem temos a chance de, inclusive, trocar sugestões e falar de negócios para este ano”, diz.

A Ponta do Félix, operadora portuária que atua no Porto de Antonina, também participa do evento. Segundo o diretor da empresa, Cícero Simião, a Intermodal é um importante canal para fechar novos negócios. “Através dos contatos que fazemos aqui, podemos ampliar negócios e, consequentemente, disponibilizar suporte e estrutura que geram ganhos não apenas para a empresa, mas também para Antonina e o próprio Estado do Paraná. Compartilhamento e cooperação contribuem para que os portos do Paraná prosperem”, afirma.

GALERIA DE IMAGENS