Reunião de secretários discute Litoral no Porto de Paranaguá 24/02/2012 - 19:00

Secretários de Estado e dirigentes de órgãos do governo estiveram reunidos nesta sexta-feira (24), no Porto de Paranaguá, depois de fazer um giro pelo Litoral, para discutir propostas e projetos nas áreas de infraestrutura, turismo, meio ambiente e desenvolvimento urbano da região. O encontro, segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, mostra “uma mudança de enfoque e o respeito que o Governo do Paraná tem por essa região”.

O encontro reuniu quatro secretários, o superintendente do Porto de Paranaguá e Antonina (APPA), e os presidentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da EcoParaná. Segundo Richa Filho, “o Litoral é um grande pólo econômico que ao longo desses últimos anos deixou de ter um atendimento melhor do governo”. De acordo com ele, a reunião dos secretários no Litoral serve para conhecer melhor a região e tomar decisões”.

Para o superintendente da APPA, Airton Maron, que recebeu os secretários, a iniciativa foi muito produtiva. “Vai ajudar a resolver os problemas regionais. O porto é a atividade econômica principal do litoral do Paraná e por isso deve estar inserido nestes projetos de governo”, disse. A presença do secretariado, segundo ele, mostra a importância que o governo dá não só ao porto, como à cidade de Paranaguá e a região litorânea.

O secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Cezar Silvestre, disse que o encontro segue orientação do governador Beto Richa de dar maior atenção ao litoral. Segundo ele, sua secretaria tem obras em Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Antonina. “Estamos trabalhando o Litoral no Plano de Desenvolvimento Territorial e está bastante adiantado o plano de zoneamento econômico-ecológico”, disse ele. “Se unirmos esforços vamos fazer uma grande transformação do Litoral”, concluiu.

Faisal Saleh, secretário de Turismo, também presente à reunião, disse que o encontro marca um novo olhar do governo Beto Richa com quatro secretários dividindo estratégias de desenvolvimento de um território. Segundo ele, na área do turismo está sendo valorizada a cultura, a história e o potencial aquaviário e ambiental da região. “Estamos focados em todos os tipos de turismo”, afirmou, destacando investimentos como o do Hotel Sesc Caiobá e de um grupo canadense que quer se instalar em Morretes. “São 130 apartamentos de excelência ambiental, disse.

O secretário Jonel Iurk, do Meio Ambiente, acrescentou que o litoral é uma região ambiental muito grande para o Paraná e para o Brasil. Também destacou que “sendo o porto o maior empreendimento do litoral tem compromissos firmes com a questão ambiental”. Para ele, “o porto deve e pode ser um protagonista em ações e gestão ambiental no ambiente do Porto e em relação às comunidades do Litoral”.

Também participaram do encontro, Luiz Mussato Pinto, presidente do IAP, Rafael Andregueto, da EcoParaná, o procurador Jurídico da APPA, Maurício Ferrante e o diretor técnico do porto, Paulinho Dalmaz.

GALERIA DE IMAGENS