Richa entrega novas moradias a mais 131 famílias no Porto Seguro, em Paranaguá 19/12/2013 - 15:00

As casas são de mais uma etapa da realocação dos moradores que estão sendo retirados da Vila Becker, área de risco, próxima ao Porto de Paranaguá

Nesta sexta-feira (20), o Governador Beto Richa entregou as chaves das novas casas de mais uma parte da população que está sendo realocada da Vila Becker para o bairro Porto Seguro, em Paranaguá. São 131 residências construídas com recursos do Estado, por meio de parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

As famílias que esta semana receberam as casas foram sorteadas no último dia 4. Com mais essas moradias, já são 232 casas. O Governador garante que todas as 400 famílias que devem sair da área de risco serão realocadas para local mais digno e seguro.

“Estamos fazendo uma gestão de respeito às pessoas. Nos governos anteriores o litoral só era lembrado no período de temporada. Nós acreditamos que as famílias do litoral merecem respeito e devem ser lembradas ao longo de todo o ano”, disse o governador. “Estas casas representam uma vida mais digna para cada uma destas famílias”, completou.

Para a construção das outras 168 casas, em 2014, o terreno já foi doado pela Prefeitura, desta vez no bairro Jardim Esperança. O processo de doação da área está tramitando na Prefeitura de Paranaguá e a expectativa da Cohapar é dar início às obras em março de 2014.

As casas foram construídas com verba da Appa, repassadas à Cohapar que ficou responsável pela obra.

“Estamos tirando as famílias de um local perigoso trazendo para um lugar adequado, com estrutura. Para nós significa virar a pagina, passar para um novo momento da história”, afirmou o superintendente dos portos, Luiz Henrique Dividino.

Histórico
– O levantamento das famílias que viviam em área de risco foi realizado em 2007 e listou 400 famílias que seriam realocadas da ocupação ilegal que se instalou nas imediações do terminal de álcool. A área conhecida como Vila Becker foi ocupada irregularmente ao longo dos anos e a Justiça determinou a retirada das famílias do local, para evitar possíveis acidentes.

Para a construção destas moradias, foram investidos R$ 9,6 milhões. As famílias foram retiradas da Vila Becker, área de risco próxima do terminal de álcool. As novas residências, na Vila Porto Seguro, têm 52 metros quadrados de área com três quartos, cozinha, banheiro e sala. Os cômodos foram entregues com todos os acabamentos. Além da casa, obras de infraestrutura – como pavimentação, drenagem, água e esgoto – também foram realizadas.

“Nosso governador cumpre seu compromisso de trazer moradias dignas para os parnanguaras. É um presente de Natal sem dúvida para estas famílias que saem de um lugar de risco e dão lugar para o desenvolvimento da atividade portuária”, disse o Secretario da Habitação e Presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.