Série de encontros no litoral discute expansão dos portos paranaenses

06/09/2013 - 14:30

Representantes da comunidade portuária, empresários, autoridades públicas e a diretoria dos portos de Paranaguá e Antonina participaram ontem (5) de uma reunião para discutir o crescimento dos portos do Paraná. O encontro aconteceu na sede do Porto de Paranaguá e foi o último de uma série iniciada na última segunda-feira (2), em Pontal do Paraná. Antonina também teve uma noite de debates para discutir o futuro, os desafios, entraves e também as oportunidades para os terminais portuários paranaenses.

“Estas reuniões deixam claro que integramos um governo que conversa. Nestes três encontros foram tiradas dúvidas, garantindo que os investimentos em novos empreendimentos não vão prejudicar trabalhadores ou diminuir a oferta de empregos, muito pelo contrário”, explicou o superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino.

O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, participou do encontro. “Temos que pensar Paranaguá no sentido de transformá-la, pensando na qualidade de vida da população e isso só se faz com desenvolvimento. A Prefeitura apoia totalmente os planos de expansão dos portos e isso é inevitável se pretendermos evoluir”, disse.

Poligonal – Um dos assuntos tratados durante o encontro em Paranaguá foi a necessidade da mudança da poligonal do Porto de Paranaguá. A poligonal, que é uma espécie de zoneamento da área portuária, foi definida em 2002 e precisa ser alterada porque não contempla áreas importantes para o desenvolvimento dos portos paranaenses. Com a mudança do marco regulatório do setor portuário, o Governo Federal deu prazo para que todos os portos reavaliem suas poligonais e proponham eventuais mudanças até junho do ano que vem. Se isso não ocorrer dentro do prazo, os Portos do Paraná não poderão colocar em prática boa parte de seus projetos de expansão e ficarão estagnados ao desenho atual.

O superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino, explicou que em Paranaguá é fundamental que se faça mudanças no traçado da poligonal. “Precisamos alterar este zoneamento para permitir que novos empreendimentos se instalem aqui, sempre respeitando meio ambiente e o zoneamento do município, para que os investimentos venham e aconteçam em Paranaguá”, afirmou Dividino. “Precisamos trazer novos empreendimentos para cá e fazer o que outros portos fizeram muito bem nos últimos 10 anos e nós não. Se não fizermos ajustes vamos congelar nosso crescimento portuário”, completou o superintendente.

O prefeito de Paranaguá endossou a necessidade de alteração da poligonal do Porto. “Nos últimos anos Paranaguá ficou estagnada, houve até retrocesso. Temos que recuperar o tempo perdido. E isso só será feito com investimentos. Com eles teremos mais oportunidades de trabalho, maior contribuição de impostos para o município e isso se reverterá em benefícios para a cidade”, disse.