Superintendente dos portos paranaenses participa do Fórum Futuro 10 Paraná 09/07/2012 - 15:10

Entidades representativas e empresários debateram sobre as condições estruturais dos portos, seus desafios e projetos de melhorias

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, participou na manhã desta segunda-feira (09), do Fórum Futuro 10 Paraná e da reunião do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Ele foi convidado para fazer uma apresentação sobre os portos paranaenses e esclarecer dúvidas acerca da administração, infraestrutura e desafios logísticos dos portos de Paranaguá e Antonina.

Após a apresentação da infraestrutura portuária e da contextualização da importância dos portos paranaenses no cenário mercantil nacional e internacional, Dividino falou dos planos da administração para a modernização e ampliação da capacidade de atendimento dos portos. “Temos planos para serem executados em curto, médio e longo prazos. A curto prazo, podemos falar da dragagem, do repotenciamento do Corredor de Exportação, que permitirá um ganho imediato de 30% na produtividade, e a ativação das correias do terminal público de fertilizantes, cujo pedido de alfandegamento já foi feito na semana passada”, disse.

Dividino disse que a licitação que vai permitir a realização da primeira etapa do projeto de repotenciamento do corredor de exportação deve ser publicada em agosto, a um valor de R$ 76 milhões de reais. Com o repotenciamento, a capacidade de escoamento do corredor de exportação será aumentada, bem como a capacidade de armazenagem e a capacidade de descarga de caminhões.

Planejamento – O superintendente enfatizou que muitos dos problemas vividos hoje nos portos são decorrentes da falta de planejamento. No entanto, ele explicou que a Appa já finalizou o novo Plano de Zoneamento e Desenvolvimento do Porto de Paranaguá (PDZPO), que agora está sob análise do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). “É a primeira vez que o PDZPO é feito de maneira integrada com um relatório ambiental. Ele é importante e estratégico porque mostra para a sociedade o que o porto pretende fazer nos próximos anos e, mais importante ainda, estabelece obrigações para o gestor, evitando a perda de continuidade dos projetos”, disse.

O presidente da Fiep, Edson Luiz Capagnolo, disse que todos os integrantes do setor produtivo paranaense representados na reunião estão dispostos a auxiliar a administração dos portos a fazer o que for preciso para viabilizar os projetos de melhoria e expansão. “A indústria não tem partido político. Buscamos trazer riqueza e desenvolvimento para o nosso estado. Fazemos coro a tudo o que foi explanado aqui hoje e somos solidários com a administração dos portos para tudo o que for necessário ser feito para viabilizar os projetos”, disse.

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon , que também participou do encontro, disse que o Paraná está vivendo um momento único em sua história. “Nunca se viu tanta interação entre poder público e privado. A união se faz através da quebra de paradigmas e é isso que estamos fazendo agora. O superintendente deixou claro que medidas para melhorar a situação dos portos estão sendo encaradas com muito profissionalismo. Temos convicção que gestões como esta são muito importantes para superar as dificuldades”, disse.

O Fórum Futuro 10 é uma iniciativa que congrega representantes do governo, da sociedade civil organizada e da iniciativa privada para discutir medidas e propostas de um plano estratégico integrado de desenvolvimento para o Paraná.