Trabalhadores portuários participam de Semana Integrada de Prevenção 02/12/2013 - 15:40

Durante toda semana, funcionários da Appa e empresas que atuam no Porto de Paranaguá recebem informações voltadas para a conscientização sobre riscos e necessidade de proteção

De hoje (2) até a próxima sexta-feira (6), os trabalhadores portuários se reúnem na 13ª Semana Integrada de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (Sipatp). O evento, promovido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em conjunto com o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO-PR) e empresas parceiras, visa promover a saúde e segurança do trabalhador.

O tema da Sipatp, este ano, é “Acidentes não acontecem por acaso e, sim, por descaso!”. O objetivo principal do evento é conscientizar o trabalhador portuário da importância da prevenção.

"Temos percebido, ano a ano, queda nos acidentes de trabalho na região portuária. Isso é um avanço mas não podemos deixar de trata deste assunto com cuidado. Hábitos seguros precisam ser evidenciados e os vícios nessa área ainda precisam ser equalizados. É preciso haver mudança de comportamento para que possamos alcançar os objetivos”, afirma Sérgio Monteiro, chefe do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho da Appa.

De acordo com Manoel de Magalhães Filho, gerente operacional do Ogmo-PR, a Sipatp é uma maneira de chamar a atenção do trabalhador para afastar os riscos iminentes da atividade portuária. “A gente procurar conscientizar o trabalhador da importância de cuidar da sua própria segurança no trabalho. As pessoas precisam estar atentas às condições de trabalho. Muitas vezes só os equipamentos de proteção – sejam coletivos ou individuais - não bastam para você ter segurança. Muitas dessas vezes, o diferencial é o treinamento; daí a importância da realização dessa semana de conscientização”, ressalta o representante do OGMO.

Atividades - Na programação, palestras diárias, ginástica laboral e testes de saúde gratuitos (para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, Glicemia e Pressão), além de sorteios diários de brindes. A primeira palestra, realizada nesta segunda-feira (2), foi com representantes da Polícia Militar, que falaram sobre os acidentes no trajeto entre a casa e o trabalho, segundo os organizadores, um fator bastante preocupante quando se fala na saúde do trabalhador.

Funcionário do setor de elétrica da Appa, há 37 anos, Arnaldo Ferreira da Silva era um dos trabalhadores que assistiam à palestra neste primeiro dia de Sipatp. “É muito importante para nós, trabalhadores, participarmos da Sipatp. Estamos fechando um ano e queremos começar o novo ano preparados com as instruções que estamos recebendo aqui, prevenindo os acidentes que nos trazem muito prejuízo. É interessante que todos os gerentes incentivem seus funcionários a participarem”, diz.

O trabalhador garante que ele faz sua parte, quando o assunto é segurança. “A gente procura se cuidar, até porque mexemos com alta e baixa tensão. O equipamento de proteção (EPI), precisamos usar para que não nos envolvamos em acidentes de gravidade. Estou prestes a me aposentar e até hoje não tive nenhum acidente devido a conscientização”, comemora Silva.

Amanhã (3), a partir das 8h30, a 1ª Regional de Saúde do Estado vai apresentar, em teatro, informações sobre DST e AIDS. Na quarta (4), a palestra da Unimed Paranaguá vai tratar do tema “Estresse no Trabalho”. Na quinta (5), o bate-papo sobre Meio Ambiente ficará a cargo do Senai/SESI. No último dia, sexta-feira (6), além de mais uma palestra da Unimed, desta vez sobre Alimentação Saudável, haverá um show musical, às 11h, para encerrar a programação.

Este ano, além da Appa e do Ogmo, participam da Sipatp Harbor, Pasa, TCP, Andali, Fortesolo, BRF, AGTL, Marcon, Centro Sul, Interalli e Unimed Paranaguá. As atividades da programação acontecem no Armazém 5C no ponto de chamada da Estiva (OGMO), todos os dias, durante o período da manhã – a partir das 8h30.

Serviço:
13ª Sipatp – Integrada da Comunidade Portuária de Paranaguá
Data: Entre dias 2 e 6 de dezembro de 2013
Horário: de manhã, a partir das 8h30
Local: Armazém 5C, no ponto de chamada da Estiva (OGMO)