Monitoramento da Qualidade das Águas

O monitoramento busca detectar, através de análises periódicas, possíveis alterações na qualidade da água na área de influência dos portos de Paranaguá e Antonina, gerando informação que subsidiam ações de controle para conservação dos ecossistemas aquáticos e manguezais na região.

A cada três meses, 86 amostras são coletadas regularmente em 32 pontos predefinidos na superfície, fundo e meia-água. Portanto, desde 2013, já foram realizadas coletas de milhares de amostras, que forneceram centenas de milhares de resultados dos parâmetros exigidos pela Resolução CONAMA nº 357/2005, norma que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento.

Pode-se afirmar que a qualidade da água das baías de Paranaguá e Antonina é satisfatória, visto que 91% das análises realizadas atenderem aos padrões estabelecidos por esta norma do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, sendo seguras para atividades como recreação, para os organismos aquáticos em geral e aquicultura na grande maioria dos pontos monitorados.

 

 

Monitoramento da Qualidade das Águas
Ponto de monitoramento

Paranaguá-PR, Brasil

Monitoramento da Qualidade das Águas
Ponto de monitoramento 2

PR, Brasil

GALERIA DE IMAGENS

  • Monitoramento de qualidade da água
    Monitoramento de qualidade da água
    Monitoramento de qualidade da água
    Monitoramento de qualidade da água