2ª Temporada de Cruzeiros no Paraná tem esquema de segurança reforçado 17/12/2024 - 17:46

20 câmeras foram instaladas no Complexo Mega Rocio e são monitoradas 24h pela guarda portuária

A 2ª Temporada de Cruzeiros no Porto de Paranaguá começou nesta terça-feira (17) com a chegada do MSC Armonia. Vindo das Ilhas Canárias, o navio, com 275 metros de comprimento, recebeu o embarque de mais de 500 passageiros em Paranaguá e, no final da tarde, seguiu para Itajaí.

Uma das novidades desta temporada foi a mudança de local para a atracação, que passou do berço 215 para o 205. “Este ano, a atracação dos cruzeiros ocorreu em frente a um dos portões de acesso ao cais, um ambiente mais receptivo e que facilita a logística dos passageiros e da tripulação. Nós também estruturamos um sistema mais seguro de controle de acesso e monitoramento na estrutura do Complexo Mega Rocio”, explicou o diretor de Operações Portuárias, Gabriel Vieira.

O sistema reforçado de segurança citado pelo diretor foi uma demanda feita pela Conportos (Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis). Foram implementadas 20 câmeras de vigilância no Complexo Mega Rocio, onde os passageiros passam pela aduana e embarcam ou retornam ao navio.

O sistema é monitorado 24 horas pela guarda portuária, que, diante de qualquer atitude suspeita, aciona imediatamente outros órgãos de segurança. As imagens também são fornecidas à Receita Federal e à Polícia Federal, órgãos responsáveis pela fiscalização.

“Tratando-se de navios de passageiros, o nosso cuidado é redobrado, principalmente para barrar a introdução de drogas ilícitas a bordo, bem como de armas de fogo. Tudo isso pode causar sérios problemas a todos no navio”, afirmou o gerente da Unidade Administrativa de Segurança Portuária, Major Cesar Kamakawa.

O gerente, o gerente adjunto e os coordenadores da guarda portuária participaram de treinamentos oferecidos pela Conportos para realizar auditorias e inspeções, que envolvem diretamente o processo de fiscalização de navios de passageiros e terminais.

Sobre a temporada

Ao todo, estão previstas oito atracações do MSC Armonia, sendo a próxima no dia 20 de dezembro. A temporada de 2024/25 contará com a recepção de turistas em um espaço montado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral), na Praça Mário Roque, no Centro Histórico de Paranaguá.

Uma das cruzeiristas foi a artesã Nelcy Gebauer, moradora da Praia de Leste que veio com o marido realizar o sonho de viajar em um navio de cruzeiro. “A expectativa é viver cada segundo, cada momento, cada vírgula, tudo! Se eu vou descer do navio? Acho que não”, afirmou Nelcy.

O navio MSC Armonia possui cerca de 275 metros de comprimento, 29 de largura e 54 metros de altura. A capacidade máxima é para até 2.520 passageiros e 780 tripulantes. A MSC também já reservou datas de viagens para o Porto de Paranaguá na escala da temporada 2025/2026.

O grande interesse pelo turismo no litoral do Paraná foi um dos destaques divulgados pelo último estudo da CLIA (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), em parceria com a FGV. Do total de entrevistados, 87,2% dos cruzeiristas querem retornar aos destinos, o que é muito importante para o desenvolvimento do turismo na região.

Economia

A estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá é que os cruzeiros gerem cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.

"Graças a uma grande sinergia entre Estado, município e Porto de Paranaguá, hoje temos uma estrutura de ponta para atender os passageiros, tripulantes e turistas em geral. É algo que tem melhorado ano após ano e que foi fundamental para que o Paraná se tornasse uma parada de cruzeiros", afirmou a secretária de Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn.

Curso profissionalizante

Pensando em melhor atender os turistas, a Portos do Paraná ofereceu, em outubro, um curso de inglês gratuito para os comerciantes da Ilha do Mel. O Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) ministraram as aulas, solicitadas pela própria comunidade após o grande fluxo de cruzeiristas estrangeiros. A primeira temporada trouxe mais de 39 mil turistas e tripulantes, movimentando R$ 25 milhões na economia do turismo local.

Confira a programação:

17/12 - escala das 8h às 18h

20/12 - escala das 10h às 20h

27/12 - escala das 8h às 19h

03/01 - escala das 8h às 19h

10/01 - escala das 8h às 19h

17/01 - escala das 8h às 19h

24/01 - escala das 8h às 19h

31/01 - escala das 8h às 19h

GALERIA DE IMAGENS