ANTT e Portos do Paraná realizam encontro para fortalecer integração logística 10/04/2025 - 14:43

Agência Nacional visitou o Moegão, obra que irá revolucionar o transporte ferroviário de cargas em Paranaguá

A Portos do Paraná recebeu, nesta quarta-feira (09), a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Palácio Taguaré, em Paranaguá. O encontro aconteceu após a equipe visitar um trecho da concessão da BR-277, junto à concessionária EPR Litoral Pioneiro, e seguir até o ponto inicial da rodovia, localizada no Porto de Paranaguá.

O objetivo da visita à Autoridade Portuária foi aprofundar o conhecimento sobre as operações e ampliar o debate sobre oportunidades de integração logística entre as concessionárias reguladas pela ANTT e o setor de transporte de cargas com os portos paranaenses.

O acesso rodoviário ao complexo portuário é feito pelas rodovias BR-277, PR-401, PR-411, PR-410 e PR-412. Em 2024, cerca de 392 mil caminhões passaram pelo pátio de triagem do porto, representando 79,2% cargas recebidas. Do restante, 18,5% foi pela rodovia e 2,3% pelo oleoduto.

A equipe conheceu o Moegão, obra com quase 40% de avanço e que deve ser entregue no final de 2025. O novo empreendimento foi financiado pela Portos do Paraná, que investiu cerca de R$600 milhões com foco no aumento da produtividade portuária, na redução de cruzamentos ferroviários na cidade — de 16 para cinco — e na integração entre os operadores portuários e o cais.

 “Eles ficaram muito satisfeitos com o que viram, tanto pelo avanço da obra quanto com o retorno positivo de capacidade e de rearranjo da malha ferroviária que o empreendimento vai promover em Paranaguá”, comentou o secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama. O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, e o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, também recepcionaram a comitiva.

Durante a visita, a equipe citou a iniciativa de renovar a concessão da malha ferroviária sul, maior ferrovia do Paraná e hoje concedida a Rumo Logística. A concessão termina em 2027 e a renovação prevê investimentos significativos para ampliar a capacidade de transporte ferroviário de cargas no Paraná.

O diretor da ANTT, Felipe Queiróz, destacou a importância de uma conexão eficiente entre as operações rodoviária, ferroviária e portuária. “Estamos aqui para aproximar as empresas operadoras e avançar com iniciativas que promovam o desenvolvimento dos setores de forma integrada”, afirmou.

Outra iniciativa é o Ponto de Parada e Descanso (PPD) de Paranaguá, previsto para ser entregue em 2026 pela concessionária Litoral Pioneiro. O espaço oferecerá suporte aos caminhoneiros que chegam ao porto, contribuindo para uma melhor gestão logística e mais segurança nas operações.

Produtividade

Em 2024, os portos paranaenses movimentaram 66 milhões de toneladas de cargas, consolidando o Paraná como o maior polo exportador de produtos agrícolas do Brasil. As commodities líderes nacionais são óleos vegetais e carnes na exportação, e fertilizantes na importação.

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