Advogada da Portos do Paraná assina capítulo em livro de referência nacional para logística farmacêutica  14/10/2024 - 16:35


Maria Augusta Mendes Gonçalves da Silva abordou os desafios do comércio exterior em obra requisitada por professores, alunos e profissionais do setor

A coordenadora administrativa da Diretoria Jurídica da Portos do Paraná, Maria Augusta Mendes Gonçalves da Silva, participa da coletânea do livro “Logística Farmacêutica no Brasil”, assinando um dos capítulos que traz reflexões sobre a logística e a cadeia de suprimentos de um setor tão importante para o País. Especialista na área, a autora se debruçou sobre assunto e abordou “O Comércio Exterior na Indústria Farmacêutica: Desafios da Logística”. A obra é uma referência acadêmica para professores e alunos, além de profissionais da área.

“O livro é sobre um tema bem específico, que eu não conhecia: a logística de produtos farmacêuticos. Fui atrás, estudei e me deram a liberdade de falar sobre os desafios que esse ramo enfrenta, com destaque na área portuária. E já que a maior parte da movimentação desses produtos é feita por portos, obviamente, os maiores entraves também estão nessa área. Assim consegui reunir o conhecimento que adquiri com o trabalho aqui e com o que aprendo na pós-graduação em Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro”, apontou Maria Augusta.

Esta é a segunda edição do livro pela Editora Farmacêutica e conta com 472 páginas. “São três organizadores e autores, cada um tratando um viés específico e que estão conectados para ter uma fluência. Voltado para a academia, o livro tem grande recepção pelos professores da USP e já está incorporado à rotina de quem atua no ramo”, destacou a advogada.

Maria Augusta revela que foi convidada a participar da coletânea por sua atuação na elaboração de artigos envolvendo a logística no Brasil. “Eu faço muitas postagens no LinkedIn, sobre portos, sobre a movimentação de cargas, inclusive sobre as dificuldades de alguns nichos de comércio. Participei também de um podcast sobre Contratos e Logística Portuária, e foi daí que veio o convite para contribuir com o livro”, relembrou.

Mendes assinou o Capítulo 6 - “O Comércio Exterior na Indústria Farmacêutica: Desafios da Logística”.  “Dei um destaque para o volume de movimentação desses produtos, os entraves que enfrentam quando entram no Porto como a burocracia no desembaraço, documentação exigida para movimentação e a regularização dos produtos. Tem também o cuidado no manuseio e condições de conservação das cargas que, geralmente, são muito sensíveis porque têm ativos químicos”, explicou Maria Augusta.

São 15 páginas de análise com dados oficiais da indústria farmacêutica e órgãos governamentais. Quem quiser adquirir a obra basta fazer uma busca nas principais plataformas de venda online. Maria Augusta é formada em direito pela UNICURITIBA, Máster em Logística pela Universitat Politècnica de València (UPV) e pós-graduanda em Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro pela Universidade Santa Cecília.

GALERIA DE IMAGENS