Após 300 Km de viagem, ciclistas visitam o Porto de Paranaguá 12/05/2015 - 16:30

Depois de percorrer 300 km de bicicleta, 19 estudantes paulistas e seus professores chegaram ao Porto de Paranaguá. A ação faz parte do Projeto 2º CicloAitiara, organizado pela Escola Waldorf Aitiara, de Botucatu, São Paulo.

O objetivo do grupo – que percorreu a Serra do Mar, o Litoral Sul de São Paulo e o Litoral Norte do Paraná, utilizando a bicicleta como meio de transporte – foi participar de uma aventura pedagógica. No Paraná, eles passaram pelas ilhas de Superagui, Ilha do Cardoso e Ilha das Peças.

Segundo o professor coordenador da turma, Mathias Murbach, o projeto foi desenvolvido durante vários meses e incluiu preparação física, busca de patrocínio e o planejamento prévio do roteiro. “É uma viagem pedagógica com o objetivo de vivenciar a cultura caiçara e possibilitar a integração de conteúdos como geografia, biologia e história”, explicou Murbach.

Segundo ele, a inclusão do Porto de Paranaguá no roteiro foi devido a sua contribuição histórica, cultural e econômica para o Paraná e o país.

Após um passeio pela região portuária de barco, o grupo participou de palestra – concedida pela equipe da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – e finalizou o roteiro com visita ao Aquário Marinho.

Em Paranaguá, eles contaram com o apoio das Fundações de Turismo, Cultura e das Secretarias de Assistência Social e de Segurança para acompanhá-los no roteiro turístico.

PEDADOGIA - O Método Waldorf é uma pedagogia de ensino iniciada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e tem como objetivo o cultivo das potencialidades individuais. Leva em consideração a diversidade cultural e se compromete com princípios éticos humanos amplos e gerais. Uma das características do método é abordar o mesmo tema várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão de cada um aprendiz.

A Escola Waldorf Aitiara em Botucatu é uma das instituições de ensino no Brasil que trabalha com este método, tem em torno de 340 alunos e é reconhecida pela Unesco como escola associada.

GALERIA DE IMAGENS