Appa abre as portas para vereadores de Paranaguá e apresenta ações 27/01/2017 - 16:27

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) abriu suas portas para os vereadores eleitos para a legislatura de 2017 a 2020. Em um encontro realizado nesta sexta-feira (27), os integrantes da câmara municipal de Paranaguá conheceram os investimentos realizados nos últimos anos e os previstos para o futuro.

De 2011 até agora, o Governo do Estado e a Appa já investiram R$ 624 milhões na infraestrutura portuária, atraindo aportes de R$ 1,29 bilhão da iniciativa privada no setor em Paranaguá. Já entre os investimentos previstos até 2020, estão R$ 606 milhões por parte do estado e mais R$ 3,09 bilhões programados pelas empresas.

Também foram apresentados, de forma detalhada, todos os projetos para melhoria da relação entre porto e cidade, os avanços operacionais e gargalos da logística local.

O objetivo do encontro foi estreitar a relação do porto com a comunidade, representada pelos seus vereadores. “Abrimos este canal de comunicação com os representantes do povo. Nossa gestão é pautada pela transparência e queremos apresentar o que estamos fazendo e esclarecer aquilo que está na nossa alçada fazer”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino. Todos os 19 vereadores do município foram convidados e 14 estiveram presentes no encontro. Os demais justificaram a ausência por motivo de viagem.

O diretor-presidente da Appa também apresentou os números da contribuição econômica e fiscal da atividade portuária para a cidade de Paranaguá. Além do setor portuário empregar a significativa quantia de um em cada cinco trabalhadores, também é responsável por 25% dos salários pagos na cidade.

A regularidade destes empregos também garante que Paranaguá receba R$ 50 milhões anuais do Fundo de Participação dos Município (FPM), fazendo com que a cidade tenha a maior média de repasse per capita do estado do Paraná.

Nos últimos cinco anos, a Appa repassou diretamente cerca de R$ 19 milhões aos cofres municipais fruto do Imposto Sobre Serviços (ISS).

INVESTIMENTOS – Todo o portfólio de investimentos realizados desde 2011 e os previstos até 2020 foram esclarecidos para os vereadores da cidade. “Estas instalações vão gerar emprego e renda para a cidade de uma forma que Paranaguá tem a oportunidade de passar ao largo da crise, não só mantendo o trabalho de quem já está no mercado, bem como absorvendo outros trabalhadores”, explica Dividino.

SOMA DE ESFORÇOS – Segundo o vereador Nilo Ribeiro Monteiro, estes empreendimentos são fundamentais para a economia local. “Estes investimentos são muito importantes para todos. Desde geração de renda para o cidadão até como oportunidade de negócio para os empresários. No geral, este encontro foi muito importante porque inicia-se uma parceria transparente entre o porto e a cidade”, afirma.

A vereadora Sandra do Dorinho comemorou o encontro. “O caminho que queremos é este mesmo, de integração do porto com a cidade. Em gestões passadas não existia esta integração”, disse.

“Existia um afastamento do porto com a cidade, mas agora é importante este esforço para que exista uma reaproximação para que possamos trabalhar juntos em prol da cidade”, afirmou o vereador Fábio Santos.

Segundo o vereador Professor Alberto Fangueiro, a reunião foi fundamental para que os trabalhos pela cidade sejam feitos em sintonia. “A abertura de integração do porto com o poder legislativo é a oportunidade que a gente tem de alavancar as necessidades que a cidade tem e formalizar um projeto conjunto, cobrando das demais autoridades que todos estes projetos se concretizem”, comemorou.

“Estamos no início do mandato desta nova legislatura e há muito por acontecer nos próximos anos. Esperamos que seja só o começo de uma parceria duradoura”, completou o vereador Adilson Soares Zela, conhecido como Tucano.

Estiveram presentes os vereadores Adriano Ramos, Alex Alves, Nagel, Professor Alberto Fangueiro, Ratinho, Fabio Santos, Nóbrega, Gilson Marcondes, Jaime da Saúde, Nilo Ribeiro Monteiro, Sargento Orlei, Sandra do Dorinho, Thiago Kutz e Tucano. Os vereadores Edu, Jozias de Negui, Luizinho Maranhão, Marquinhos Roque e Waldir Leite não compareceram.