Appa apresenta novo PDZ aos conselheiros do CAP 20/11/2014 - 14:20

   O Laboratório de Transportes e Logística (Labtrans), empresa contratada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para atualizar o Plano de Zoneamento Portuário (PDZ) apresentou nesta quinta-feira (20),aos membros do Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá (CAP), a adequação e atualização do PDZ. A adequação está sendo feita conforme determinação da Secretaria de Portos (SEP), após a regulamentação da nova lei dos portos e da publicação da portaria 003, que estabeleceu novas diretrizes para a elaboração dos PDZs dos portos brasileiros.

   O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento é uma ferramenta importante para aperfeiçoar o uso da área existente do porto; definir a organização desta área e propor alternativas de expansão. O último PDZ do Porto de Paranaguá foi elaborado em 2012 e aprovado por unanimidade pela comunidade portuária. Neste trabalho de atualização, o Labtrans verificou que o plano de 2012 apresentou 33 recomendações. Destas, 30 foram atendidas, resultando num cumprimento de 93% do plano proposto.

   “O novo plano que estamos apresentando não traz nenhuma mudança drástica em relação ao PDZ de 2012, são apenas atualizações na base de dados e adequações à nova portaria. No entanto, ele traz maior detalhamento em diversos pontos como as instalações alfandegadas e o cadastramento dos equipamentos públicos”, explicou Daniele Sehn, responsável técnica no Labtrans pelo projeto.

   A SEP estabeleceu prazo até o dia 30 de novembro para que os portos brasileiros protocolem seus PDZs já atualizados. De acordo com o diretor-presente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a Appa vai obedecer ao prazo. “Este PDZ que hoje apresentamos aos senhores é um contrato de compromisso da Appa com o governo federal. O Governo do Paraná abraçou a nossa causa, de promover uma transformação na realidade portuária paranaense e este plano traz o nosso compromisso que, ao ser cumprido, vai se configurar como a maior transformação da história dos portos”, afirmou Dividino.

   O novo PDZ traçou um plano de ações que contemplam melhorias de gestão, melhorias operacionais, proposição de investimentos portuários, proposição de investimento em acessos, proposição de reorganização de áreas e ações ambientais. Todas as ações foram classificadas conforme a prioridade de execução em curto, médio e longo prazo que se traduzem, respectivamente, em quatro, dez e 20 anos.

   Na reunião desta quinta-feira, os membros do CAP tiraram dúvidas e sugeriram aprimoramentos. O Labtrans fará a adequação do que foi discutido e o PDZ será protocolado em Brasília.

   “Com isso, teremos cumprido a nossa parte, de organizar um plano condizente com o novo marco legal dos portos. Com isso, acreditamos que o governo federal estará apto a executar o plano de outorgas dos portos paranaenses, que irá permitir que inúmeros projetos propostos no PDZ saiam do papel”, avalia Dividino.

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