Appa oferece curso de gerenciamento de resíduos sólidos a trabalhadores de AOCEP 10/07/2014 - 14:30

   A equipe de educação ambiental da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está treinando os trabalhadores da Associação dos Operadores do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (AOCEP) para atuarem em acordo com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Os 334 funcionários que atuam nas funções de operação, limpeza e manutenção da associação serão orientados.

   De acordo com a equipe da Appa, pontos importantes estão sendo abordados com os funcionários da AOCEP, principalmente para que possam utilizar de maneira correta a nova estrutura de coleta implantada pela Administração dos Portos.

   Os primeiros treinamentos foram realizados no auditório da Appa. Os próximos, para que mais trabalhadores possam ser envolvidos na ação, serão na sala da Moega/Silão, como solicitação da empresa. “Para que todos os funcionários possam participar, serão formados grupos de aproximadamente 15 pessoas e escalas de 45min de treinamento”, comenta a analista ambiental Aline Mussilini.

Conteúdo – Além de abordar o que é o PGRS e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os especialistas do Núcleo Ambiental da Appa tratam de explicar aos trabalhadores quais as principais fontes geradoras de Resíduos Sólidos no Porto de Paranaguá; a ordem e prioridade no gerenciamento de resíduos (questões como a não geração, a redução, a reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final); a classificação dos resíduos - como separar/segregar (resíduos perigosos ou contaminados, resíduos recicláveis, resíduos orgânicos e resíduos não recicláveis) e questões ligadas diretamente ao Corredor de Exportação.

   “Falamos da limpeza adequada do silão (Silo Público Vertical); a localização das caçambas da área e sobre os procedimentos corretos da limpeza com jato de ar dos caminhões que descarregam na moega dos Silos Públicos. Para este último, principalmente, a sensibilização dos trabalhadores é fundamental”, conclui a analista ambiental.

   De acordo com o gerente de manutenção da AOCEP, Andrey José Dahle Bonaldi, o treinamento dos trabalhadores tem agregado informação e consciência não apenas para o dia a dia no trabalho. “Estamos recebendo orientações de como dar a destinação correta a todos os resíduos, inclusive os que geramos em casa. Isso é bom para as operações e para a nossa vida”, afirma.

   Segundo ele, os treinamentos começaram no final de junho e seguem durante este mês.

GALERIA DE IMAGENS