Appa premia vencedores do 4º Concurso de Desenho do Projeto Porto Escola 27/07/2017 - 16:23

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoveu nesta quinta-feira (27), a premiação dos dez alunos vencedores do Concurso de Desenho e Frase do Projeto Porto Escola. Os vencedores ganharam um passeio pela baía de Paranaguá, receberam uma homenagem e os seus desenhos emoldurados em quadros.

Ao todo, a Appa recebeu 87 desenhos - contendo frases sobre o Porto - de alunos do 5º ano do ensino fundamental, matriculados nas escolas municipais e que participaram do Projeto Porto Escola, realizado no primeiro semestre.

Os desenhos foram feitos em sala de aula, sob a supervisão do professor que acompanhou os alunos na visita ao Porto Escola. Os envelopes lacrados foram entregues na Appa e uma comissão julgadora - formada por três servidores da Appa e outros três funcionários da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral de Paranaguá - selecionou dez trabalhos, nos quesitos criatividade, originalidade e temática.

De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o objetivo do concurso é incentivar os alunos a expressar o que sentiram ao visitar o Porto de Paranaguá. “O Porto Escola derrubou as barreiras entre o porto e a comunidade, permitindo uma aproximação que será permanente”, declarou Dividino.

RECONHECIMENTO - A aluna Cintia Nicole Marcondes, 11 anos, que foi uma das vencedoras do Concurso disse estar feliz com a premiação. “Foi melhor do que eu imaginava. Vou contar sobre tudo para meus colegas quando voltar”, relatou Natalie.

A Secretária de Educação e Ensino de Paranaguá, Vandecy Silva Dutra, esteve presente no evento e afirmou que o Porto Escola foi um projeto muito relevante para toda a rede municipal de ensino. “Estas crianças tem relação com o Porto, sabem que seus familiares trabalham no porto, mas não compreendem a importância para a economia. Este projeto faz com que as crianças participem ativamente e entendam o quanto o Porto move nossa cidade”, explicou Vandecy.

“Esse Projeto instiga as crianças para questões do meio ambiente e até para trabalharem na área portuária no futuro”, afirmou Damaris Batista Faryj, Diretora da Escola do Campo Nazira Borges, que pela terceira vez teve um de seus desenhos entre os premiados no Concurso. A Professora Eroni Bolzan, da escola do Campo Antonio Fontes, afirmou que o Projeto tem incentivado os alunos, “Este projeto é uma aula fora de sala de aula”, complementou.

O PROJETO - O projeto, que iniciou em 2015, já completa a marca de 6 mil crianças atendidas. Os alunos de 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais são atendidos no Porto, às quintas-feiras, no período matutino.

As crianças e professores assistem a palestras técnicas sobre meio ambiente, fauna e flora nativos da região, segurança no trabalho, importância social e econômica do Porto, bem como noções básicas de cidadania. Depois, os alunos têm a oportunidade de fazer uma visita monitorado ao cais e podem acompanhar o funcionamento da operação portuária. O objetivo do programa é aproximar a cidade do porto apresentando os conceitos de sustentabilidade.

Confira baixo os nomes dos vencedores do Concurso, e as respectivas professoras e escolas:

• Allan Matheus Carvalho – Prof.ª Izabele Santos
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Hugo Pereira Corrêa
  •  Marcelly Gonçalves dos Santos (5ºB)- Prof.ª Fernanda Silvério Takassak Cagne
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes
  • João Victor F. Lopes - Prof.ª Cleide Castellano
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Francisca Pessoa Mendes
  • Cintia Nicole Marcondes - Prof.ª Ionara A. Salgado
Escola Municipal do Campo Profª Alvina Toledo Pereira
  • Kevin Henrique da Silva Saldanha - Prof.ª Cliciane Ramos de Sousa
Escola Municipal do Campo Cipriano Librano Ramos
  • Alex de S. F. da Costa - Prof.ª Marcela do Carmo