Appa promove curso sobre Gestão Ambiental Portuária para alunos de Antonina 09/06/2015 - 17:40

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoveu, nesta segunda-feira (08), um curso sobre Gestão Ambiental Portuária, no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado, em Antonina. Participaram do minicurso cerca de 200 alunos dos cursos técnicos em gestão portuária, meio ambiente e segurança do trabalho.

Para o diretor do Porto de Antonina, Luís Carlos de Souza, a possibilidade de inserir os alunos no contexto prático do trabalho realizado nos portos paranaenses é fundamental.
“O objetivo da oficina é apresentar aos alunos dos cursos técnicos os projetos e ações desenvolvidas pela Appa na área ambiental. Desta forma, além de ampliar o conhecimento, eles terão um incentivo a mais para concluir o curso e buscar uma colocação neste mercado de trabalho que é crescente”, declarou o diretor.

Com o objetivo de fortalecer as ações de sustentabilidade que se intensificaram nos Portos do Paraná ao longo dos últimos anos, a Appa lançou o programa Porto Sustentável que vai incentivar uma nova cultura de sustentabilidade baseada em cinco pilares: água, energia, resíduos, emissão atmosférica e responsabilidade socioambiental.

Nos últimos quatro anos foram adotadas algumas medidas que revolucionaram a relação entre o porto e o meio ambiente, como a emissão da Licença de Operação pelo Ibama em 2013 e a criação de uma Diretoria de Meio Ambienta em 2014. “Resultado disso, o porto saltou da 26ª para o top 5 no ranking do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)”, reforçou o diretor do Porto de Antonina, Luís Carlos de Souza.

OFICINA – Durante a oficina os estudantes aprenderam um pouco sobre cada um dos 17 projetos executados pelos portos paranaenses na área ambiental. Entre eles, estão o controle de zoonoses, a coleta e destinação de resíduos, o monitoramento da água de lastro, controle de efluentes, das emissões atmosféricas e outros.

A diretora do Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado, Sueli Nico Pinheiro da Veiga, disse que o Colégio busca cada vez mais a aproximação dos seus alunos com a realidade do mercado de trabalho. “Temos muitos alunos empregados e trabalhando em grandes empresas. Uma parceria como esta, entre o Colégio e a Appa, valorizam os nossos jovens e os motivam ainda mais”, enfatizou a diretora.

A oficina foi ministrada por técnicos do Porto nas áreas de engenharia ambiental, segurança do trabalho e educação ambiental.
Para o estudante Wellinton Meira do Carmo, que cursa segurança do trabalho, a oficina promovida pelo Porto em Antonina serviu para motivá-lo. “Foi bacana saber que o Porto está preocupado com o meio ambiente e com a saúde dos trabalhadores”, relatou Wellinton.

Já o aluno Juan Luiz Gaspar, ficou impressionado com o programa de controle de zoonoses e os resultados obtidos pela diretoria de meio ambiente do Porto. “Gostei muito de saber como é feita a identificação dos animais, como é produzido o relatório de acompanhamento dos trabalhos e de que maneira o porto controla a incidência destes vetores”, disse Juan.
Desde que o programa de controle entrou em vigor, em 2012, a incidência de pombos caiu em mais de 80%, passando de 11 mil indivíduos para 1,5 mil.

A proliferação das aves representava um problema para a cidade, para a saúde e para as operações no terminal, devido aos riscos de contaminação de produtos e transmissão de doenças. Entre as medidas adotadas está a limpeza das vias de acesso, evitando que caminhões que carregam fertilizantes e outros granéis deixem a área primária do cais sem passar por uma higienização, por meio de jateamento mecânico de ar.

GALERIA DE IMAGENS