Appa promove rodada de negócios entre clientes e fornecedores 25/11/2016 - 15:42

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em parceria com o Sebrae e a Fomento Paraná, promoveu na quinta-feira (25), no Porto de Paranaguá, uma Rodada de Negócios com o objetivo de aproximar clientes e fornecedores que prestam serviços para empresas ligadas à área portuária.

Ao todo, dez empresas privadas preencheram um questionário enviado pela Appa e apontaram 432 itens ou demanda de serviços para aquisição. Em contrapartida, 50 micro e pequenos empresários de Paranaguá apresentaram seus produtos dentro da área de interesse das empresas.

Entre os bens, serviços e obras a serem contratados estão a manutenção industrial, compra de Equipamento de Proteção Individual (EPI), locação de equipamentos, aquisição de material de informática, compra de equipamentos de usinagem, calderaria, abrasivos, comprenssores, material de expediente, ferramentas, materiais de construção – telhas, materiais hidráulicos e reservatórios de água, materiais de higiene e limpeza, materiais de fundeio, uniformes, serviços de limpeza e outros.

A coordenadora da Rodada de Negócios, Lea Kerkoff, explica que os fornecedores locais foram identificados com base nas demandas apontadas pelas empresas privadas que operam no Porto. “Cada empresa recebeu uma agenda e os fornecedores tiveram dez minutos para apresentar o seu produto e serviço. A ideia é fazer esta aproximação de demanda versus a oferta do produto”, explica Lea Kerkoff.

IMPACTO REGIONAL - A Appa, em parceria com o Sebrae, está promovendo eventos de capacitação para qualificar as micro e pequenas empresas do Litoral para que possam atender os requisitos jurídicos e os padrões de qualidade exigidos pelas empresas portuárias, tanto públicas como privadas.

“A Appa licita anualmente R$ 300 milhões em compras, gerando um impacto muito positivo para a economia local. Para que se tenha uma ideia do volume que este valor representa, os sete municípios do Litoral licitam, juntos, R$ 150 milhões por ano”, diz o diretor-presidente Luiz Henrique Dividino.

A diretora jurídica da Appa, Jacqueline Wendpap, ressalta que comprar localmente torna os processos mais ágeis, possibilita a redução de custos e o fortalecimento do desenvolvimento da economia do Litoral.

PARCERIA - O gerente da Regional Leste do Sebrae Paraná, José Ricardo Castelo Campos, ressalta que o Sebrae atua no fortalecimento das empresas para que elas estejam aptas para firmar contratos de serviços com as condições que as instituições públicas e privadas exigem.

Outra entidade presente na Rodada de Negócios é a Fomento Paraná. A instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado ajuda a alavancar empresas, municípios e regiões, com linhas de financiamento e juros baixos.

A analista de desenvolvimento da área de mercado da Fomento Paraná, Cleia Delicoli, disse que o resultado da Rodada de Negócios foi muito positivo. “Como instituição financeira apresentamos aos microempresários oportunidades de crédito para impulsionar os negócios locais e, em Paranaguá, a maior procura foi por recursos para reforma, construção e ampliações e para capital de giro”, resumiu Cleia.

Entre as empresas âncoras que participaram da Rodada de Negócios estão a ATEXP, Centrosul, Fortesolo, Interalli, Louis Dreyfus, Pasa, Rocha, Sulterminais/Marcon, TCP e TKX.