Appa recebe comunidade e empresários em Audiência sobre o novo setor Leste do Porto de Paranaguá 28/07/2014 - 15:00

   Nesta segunda-feira (28), a Administração dos Portos do Paraná (Appa) apresentou à comunidade o conceito arquitetônico desenvolvido no projeto do novo setor Leste do Porto de Paranaguá. Participaram da audiência pública, conduzida pelo diretor-presidente Luiz Henrique Dividino, e pelo arquiteto responsável pelo trabalho, Ricardo Amaral, representantes da área de turismo e hotelaria, engenharia, operadores portuários, Prefeitura, órgãos ambientais e da população local.

   Além de conhecerem as projeções dos futuros complexo de turismo, área de convivência e lazer, e outros empreendimentos do Porto, os participantes receberam o edital de chamamento público e puderam tirar dúvidas sobre os trâmites que se seguem a essa audiência.

   “Este é um primeiro encontro para apresentarmos que conceito temos definido para recuperarmos essa área no setor Leste – localizada atrás do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá – e fazermos do local um portfólio para atrair novos investimentos e desenvolvimento para a cidade e o Litoral como um todo”, afirma o diretor-presidente.

   Segundo ele, apesar de o prazo para que os interessados se manifestem formalmente para os estudos de viabilidade dos novos empreendimentos estar correndo desde o dia 25 de junho, a qualquer momento os questionamentos podem ser feitos.

   “A partir de agora, com conhecimento da comunidade e em transparência, estamos destinando uma equipe específica para atender as demandas que vierem e as dúvidas sobre essas novas oportunidades de parceria – tanto serve para a iniciativa privada quanto à Prefeitura, que também tem interesse em incrementar o turismo na cidade”, garante Dividino.

   Sob o número 001/2014, o Edital de Chamamento Público ficará disponível no site da Appa. Em princípio, os requerimentos dos interessados em participarem dos estudos de viabilidade poderão ser entregues até o dia 13 de agosto.

Projeto – O projeto conceitual desenvolvido e apresentado pelo arquiteto Ricardo Amaral prevê um terminal de passageiros, centro de convivência, novos centros Administrativo e Operacional, marina, heliporto, hotel, restaurante, área de lazer (com pistas de caminhada e ciclovia). Ao todo, no setor Leste do Porto de Paranaguá, são 24 novos empreendimentos previstos.

   “Esse anteprojeto contempla todo o desenvolvimento leste da área portuária. Neste desenvolvimento, a preocupação está sendo no sentido de integrar essa nova área à cidade, ao sistema viário de Paranaguá, para que leve ao desenvolvimento do turismo, lazer e cultura da cidade como um todo”, explica o profissional.

   De acordo com Amaral, com essa área recuperada e desenvolvida a expectativa é de que não apenas a área do entorno, mas toda Paranaguá se valorize. “Quando você faz uma interferência na área urbana, que a qualifique, que qualifique a relação imobiliária, certamente outros investimentos virão. O que se está procurando é requalificar uma área que hoje está um pouco aquém das expectativas, degradada inclusive”, completa o arquiteto.
 
   Sobre as questões ambientais que surgem com essa nova possibilidade para o setor Leste, ele disse que é um desafio. “Esse é um estudo preliminar ainda, um anteprojeto. Com a execução dos projetos dos empreendimentos em si, a questão do licenciamento ambiental e de sustentabilidade certamente será definida”, conclui.

GALERIA DE IMAGENS