Appa vai aperfeiçoar sistema de informações portuárias com novo software 16/06/2015 - 16:46

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está preparando, para lançar no mês de setembro, um novo sistema que irá informatizar e aperfeiçoar toda a gestão e operação da atividade portuária. Chamado de Appa Web, a plataforma vai integrar digitalmente todos os procedimentos controlados pelo porto, como acesso à faixa portuária, programação das cargas, faturamento e repasse de informações à Receita Federal.

O sistema é conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistemas de Gestão Empresarial, em português), que substitui uma série de softwares e unifica em apenas uma plataforma. Além disso, o sistema vai automatizar todos os processos administrativos internos e externos.

Atualmente, diversos processos são feitos separadamente, como o comando operacional e o controle de acesso ao porto. Algumas informações de programação de cargas e navios ainda são recebidos por email ou de forma manual.

“Com o Appa Web, o cadastro será digital e integrado, sem a necessidade de retrabalho”, explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. Segundo ele, a informatização do sistema reduz muito a possibilidade de erros. “Estamos tornando, pela primeira vez, os processos mais ágeis e reduzindo a burocracia”, completa Dividino.

Apesar da mudança, a adaptação para os usuários será simples. Basicamente, as informações que agentes, operadores e prestadores de serviços vão prestar ao porto são as mesmas, com a vantagem de que o cadastro do navio e sua carga é unificado.

O QUE MUDA - Com Appa Web, todo o processo de atendimento da operação portuária, desde o anúncio do navio, chegada, acompanhamento da estadia, serviços até a desatracação do navio, poderá ser feito pela internet. O sistema também irá informatizar o processo de programação, operação, armazenamento e liberação da carga, englobando o tratamento documental e toda a interação com todos os atores envolvidos no processo como agentes externos (operadores portuários, terminais, agentes, clientes, exportadores, importadores, despachantes).

Com o preenchimento online, as informações também serão enviadas automaticamente para outros sistemas, como o Siscomex, da Receita Federal, e o Porto sem Papel, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República.

Os prestadores de serviços também poderão cadastrar os veículos e condutores que vão entrar na faixa portuária sem a necessidade de ir pessoalmente até o Porto. O registro de entradas e saídas também será feito sem a interação humana, poupando tempo e agilizando o processo.

No sistema, os operadores e agentes cadastrados poderão se logar para acompanhar o line-up dos portos paranaenses. Até o final do ano o porto vai desativar o balcão de atendimento, passando a relacionar-se exclusivamente via internet.

Antes do sistema entrar no ar, ainda haverá uma fase de treinamento para os usuários externos na segunda quinzena de julho, para que as últimas dúvidas sejam sanadas e agentes, operadores e prestadores de serviços sejam apresentados ao Appa Web na prática.

No momento, o porto já adota tecnologia via internet nos sistemas Carga On Line e APPA On Line. Na próxima etapa todas as rotinas junto aos usuários do porto serão via web.

“Em função disso, conseguiremos reduzir processos, reduzir custos e proporcionar mais comodidade aos nossos clientes. É uma ferramenta criada para facilitar a vida do usuário do porto”, finalizou Dividino.

Na semana passada a Appa apresentou todos os detalhes para funcionamento do Appa Web à comunidade portuária. A ideia do encontro foi mostrar os benefícios da nova plataforma e tirar eventuais dúvidas dos futuros usuários do sistema.