Appa vai elevar requisitos técnicos de segurança portuária 27/01/2016 - 12:15

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai elevar os requisitos de segurança portuária para aumentar ainda mais os níveis de controle e, consequentemente, de segurança na área do Porto de Paranaguá.

“Trata-se de um conjunto de obras, aquisições de equipamentos e mudança de conceitos para prevenir a ocorrência de quaisquer atos ilícitos no Porto de Paranaguá”, explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. Ele explica que a manutenção de índices elevados de segurança exige uma atualização continuada, assim como investimentos em tecnologia.

“Agora, com a construção do novo prédio para os setores de segurança da Appa, vamos intensificar as normas de proteção”, enfatizou Dividino. “Além de toda a infraestrutura e equipamentos já licitados e em fase de instalação, a Appa está firmando convênio com a Policia Militar do Paraná para ações conjuntas de manutenção da segurança e da ordem”, declarou o presidente.

Recentemente a Appa promoveu a expansão e Complementação do Sistema de Segurança Pública Portuária, visando atender os requisitos do ISPS CODE e segurança no Porto de Paranaguá - norma internacional de segurança para controle de acessos e monitoramento.

Mais segurança e proteção - A Administração dos Portos também está investindo na segurança das áreas do Porto Organizado, visando maior proteção de cargas e equipamentos.

Entrará em operação já no próximo mês de fevereiro o novo prédio que abrigará a Unidade Administrativa de Segurança Portuária - UASP (antiga Guarda Portuária) , setor de saúde e medicina do trabalho (SESMET), áreas para atendimento ao público, áreas de monitoramento e consultório médico e instalações para a Polícia Federal. A edificação também será o portão de entrada e saída dos trabalhadores do Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária (OGMO).

“Este novo receptivo será dotado de equipamentos com detecção de metais, sistemas de fiscalização não invasiva, câmeras, torniquetes, sala com circuito interno de TV e autorização de acesso por biometria. Com isso, pretendemos elevar os níveis de segurança”, ressaltou Dividino.

Importância do controle - No último dia 19 de janeiro, a Receita Federal do Porto de Santos conseguiu prender uma quadrilha, por tráfico internacional, e que contava com integrantes da Guarda Portuária em suas operações. A prisão da quadrilha foi possível graças aos equipamentos de segurança instalados pelo Porto de Santos e monitorados pela Receita Federal.
A notícia na íntegra pode ser conferida aqui

GALERIA DE IMAGENS