Appa vai fortalecer ações voltadas ao aumento da competitividade, atendimento e baixo custo 07/02/2017 - 17:20

Após garantir um aporte de investimentos públicos e privados que totalizam cerca de R$4 bilhões até 2020, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) vai priorizar ações para garantir disponibilidade de atendimento, competitividade e baixo custo operacional nos próximos anos.

A informação é do diretor-presidente (Appa), Luiz Henrique Dividino. Ele participou, nesta terça-feira (07), do Fórum de Discussões Hidroviárias e Portuárias, aonde falou sobre “ O Futuro dos Portos do Paraná”. O evento propôs discussões sobre as perspectivas e soluções para o transporte hidroviário e portuário no Brasil.

Segundo Dividino, entre os anos de 2011 e 2016 foram investidos nos portos do Paraná R$2,6 bilhões, sendo R$624 milhões em investimentos públicos e outros R$2 bilhões em investimentos privados.

“Para os próximos anos a perspectiva é ainda melhor, serão cerca de R$4 bilhões e estamos trabalhando para atender cada vez mais e melhor os clientes e investidores que escolhem Paranaguá e Antonina”, declarou Dividino.

Na ocasião também foram apresentados todos os projetos para melhoria da infraestrutura portuária, aquisição de equipamentos, campanhas de dragagem e ações de desenvolvimento sustentável. Dividino falou ainda sobre os gargalos logísticos e apresentou os projetos de expansão da Appa.

O Fórum reuniu especialistas para debater os principais aspectos do transporte aquaviário, como a modernização da infraestrutura, regulamentação do setor, condições dos portos brasileiros, entre outros temas.
O evento foi promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep/PR).

Transporte em expansão - O Brasil tem 7.408 quilômetros de costa e 13 mil quilômetros de vias navegáveis.

Para Eduardo Ratton, superintendente da UFPR/ITTI, o transporte aquaviário está em plena expansão no mundo inteiro, porém sua viabilidade depende da constante modernização da infraestrutura, como no caso dos portos, por isso, a relevância de um evento como este para ampliar o entendimento sobre o setor.

Além da Appa, o Fórum reuniu palestrantes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Conselho Nacional de Praticagem, da Secretaria de Portos e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

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