Assembleia Legislativa parabeniza Porto de Paranaguá pelo aniversário de 90 anos 19/03/2025 - 11:21

Cerimônia homenageou o segundo maior porto do Brasil e eleito cinco vezes melhor gestão portuária do País
Os deputados estaduais homenagearam, nesta terça-feira (18), o Porto de Paranaguá pelo seu aniversário de 90 anos. A sessão solene, proposta pelo deputado estadual Hussein Bakri (PSD), destacou o papel estratégico da Portos do Paraná no desenvolvimento econômico do Estado.
“Desde janeiro de 2019, o líder e a Casa de Leis têm sido parceiros para que a gente consiga evoluir cada vez mais. E hoje tivemos a alegria de ver o porto vivendo um novo momento”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Durante a cerimônia, Garcia recebeu uma placa de Menção Honrosa em celebração ao 90º aniversário do porto. Em seu discurso, mencionou o evento Family Day, realizado em fevereiro, no qual os colaboradores levaram suas famílias para um passeio no cais. Ele também agradeceu aos trabalhadores portuários avulsos (TPAs) e a toda equipe técnica que tornam a operação do Porto de Paranaguá a mais eficiente do Brasil.
“Nós temos que reconhecer o papel de todos que passaram pelo porto — funcionários, colaboradores e lideranças — pelo impacto fundamental no desenvolvimento do nosso Estado. O porto, inclusive, foi reconhecido pelo governo federal, pela quinta vez, como o melhor do país”, destacou Bakri.
Como forma de agradecimento, o diretor-presidente entregou um exemplar do livro 90 anos - Porto de Paranaguá, que reúne os principais momentos históricos do porto, suas conquistas atuais e projetos para o futuro.
“A Assembleia do Paraná presta sua homenagem a todos esses valorosos servidores que fazem do porto um exemplo de eficiência, com uma administração competente, transparente e que bate recordes de movimentação. O Porto de Paranaguá é uma referência para todo o Brasil”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Alexandre Curi (PSD).
“Sou cidadão honorário de Paranaguá e, para mim, é uma honra muito grande celebrar os 90 anos do porto, por onde escoam as riquezas produzidas no Estado, tanto da agricultura quanto da indústria. Ficamos muito gratos por tudo o que está sendo feito pelo nosso litoral”, afirmou o vice-governador do Paraná, Darci Piana.
A solenidade marcou o terceiro dia de celebrações pelo aniversário do porto. O primeiro evento ocorreu no domingo (16), quando o navio da Marinha Fragata Liberal (F-43) recebeu a visita de 750 pessoas no cais de Paranaguá. Já na segunda-feira (17), foi realizada uma cerimônia no cais, com o anúncio de novos investimentos do Governo do Estado, homenagens aos portuários e o lançamento do livro e do selo comemorativo dos Correios.