Emoção e informação marcam celebração do Outubro Rosa na Portos do Paraná 10/10/2024 - 10:48
Palestra e relato pessoal provam que o autocuidado e os exames periódicos ajudam a combater o câncer de mama e podem salvar vidas de muitas mulheres
A emoção marcou um encontro muito especial nesta quarta-feira, dia 9, na Portos do Paraná. As mulheres da organização assistiram a uma palestra no Auditório Emir Roth sobre a importância da conscientização e a prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce do câncer e, um relato em particular, mostrou que, sim, é possível salvar vidas através de exames rotineiros. Foi um momento onde as portuárias puderam se informar um pouco mais sobre o assunto através da celebração do Outubro Rosa na empresa pública.
“Este ano foi muito especial, nós recebemos a Rede Feminina de Combate ao Câncer aqui de Paranaguá e também a de Curitiba, representada pela doutora Ângela (Hilgemberg Zanlorenzi, Vice-Presidente Estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner), que veio falar do diagnóstico precoce para nós, explicando todos os tipos de exame e de tumores e foi extremamente esclarecedor e de extrema importância demonstrar para as mulheres o quão importante é esta prevenção”, destacou a gerente de gestão de pessoas, Melissa de Paula.
Ela, por sinal, deu seu relato pessoal e emocionou a todas presentes por ter enfrentado um tumor no seio e como os exames periódicos e precoces a ajudaram a vencer essa batalha.
“Eu sou a prova viva disso, porque no ano passado eu passei por uma bateria de exames, detectei um tumor, que tinha características de malignidade, tive que passar por uma biópsia e, graças a Deus, em virtude desse diagnóstico precoce, constatou-se que era benigno. Constatei a importância dos exames periódicos, do autocuidado, da prevenção e do quanto é importante essas campanhas que a gente faz anualmente, não só para as mulheres, mas para os homens também poderem cuidar das mulheres que eles têm em casa”, revelou.
Para a doutora Ângela, é sempre muito boa a troca de informações entre as mulheres sobre a doença e como combatê-la. “Foi muito emocionante e eu costumo dizer que, às vezes, as pessoas acham que conhecem tudo, que o Google responde, que as palestras do Outubro Rosa são bastante informativas, mas ao longo do ano elas acabam esquecendo de si, esquecem de se cuidar e o evento serviu para lembrar essas mulheres que o autocuidado é de suma importância”, apontou.
A especialista destacou ainda a boa participação das cerca de 80 mulheres presentes. “Elas colaboraram bastante, muitas perguntas e o resultado foi bem positivo, elas ficaram bastante satisfeitas com o que ouviram e espero ter colaborado para a saúde de todas”, finalizou Ângela. Para quem quiser saber mais e tirar dúvidas pode entrar em contato com a Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo perfil do Instagram @rfcc_curitiba.
Lembrança
Além da palestra informativa, a Portos do Paraná presenteou suas colaboradoras com uma lembrança especial: um cordão de celular personalizado na cor rosa, em apoio à campanha Outubro Rosa. A iniciativa integra as ações internas de conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, reforçando a importância dos cuidados contínuos com a saúde feminina.
Além do brinde, foi entregue um folheto explicativo com informações essenciais sobre o autoexame, sinais de alerta, fatores de risco, reforçando a importância da detecção precoce da doença. O material busca sensibilizar as colaboradoras sobre a necessidade de manter uma rotina de cuidados e exames preventivos, promovendo a saúde e o bem-estar de todas.