Estão abertas as inscrições para o maior evento sobre inovação portuária do Brasil 19/07/2024 - 17:50
A Portos do Paraná é a organizadora do 5º Inova Portos, que será realizado em Curitiba
A 5ª Edição do Inova Portos, considerado o maior evento sobre inovação portuária do Brasil, está com as inscrições abertas. A edição de 2024 será promovida pela Portos do Paraná, Autoridade Portuária que administra os portos de Paranaguá e Antonina, e acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
O evento é focado na cultura de inovação do setor marítimo e portuário, e reunirá representantes dos portos públicos e privados, investidores e empresários interessados em novas tecnologias e soluções inovadoras, profissionais do cenário de inovação e startups de soluções portuárias.
A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site clicando aqui.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, é quem fará a abertura do evento, juntamente com outras autoridades do setor. Garcia é economista com máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport e Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, e atua na empresa pública desde 2019, além de ser diretor da Associação Brasileira de Entidades Portuária e Hidroviárias (ABEPH) e presidente da Seção Nacional PIANC.
“É uma honra promover e realizar a abertura de um fórum tão importante para o setor ao lado de grandes personalidades do setor portuário. O Inova Portos sempre reúne os principais nomes da logística portuária nacional e para quem atua na área vale muito a pena participar”, destacou Garcia.
Um dos destaques do evento será a palestra magna de abertura com a advogada internacionalista, Dra. Priscila Caneparo, um dos principais nomes da atualidade para a diplomacia e direito internacional e inovação. Outro destaque será o painel "Tendências Globais de Inovação no Setor Portuário", que contará com a participação do Diretor da Fundación Valenciaport, Jonas Mendes e da Coordenadora de PD&I do Porto do Açu, Juliane Carneiro, dentre outros nomes, para abordar novas soluções que possam agregar ao setor portuário nacional.
O evento contará com outros três painéis, voltados para a abordagem de inovações para otimização logística, portuária e relação porto-cidade, além das possíveis inovações ambientais para a transição energética e operações mais sustentáveis.
O Inova Portos também oferecerá um espaço para networking e apresentações de startups, além dos pitchs entre os painéis, para apresentação de ações inovadoras que possam servir como benchmarking.
Sobre a Portos do Paraná
A Portos do Paraná é uma empresa pública administradora dos portos paranaenses e que tem trabalhado no fomento à inovação e em soluções de transformação digital no ambiente portuário. Para inovação, a empresa criou um comitê específico para tratar esta temática dentro da organização. O Comitê de Inovação (CINOV), criado em 2023, reúne uma equipe multisetorial para buscar novas tendências e soluções de inovação que possam otimizar as atividades desenvolvidas, além fomentar ideias e apoiar iniciativas promissoras de inovação dentro da empresa, para o desenvolvimento de uma cultura organizacional inovadora.
A Gerente de Planejamento Estratégico, Bruna Nicolau, é quem coordena o CINOV e está à frente dos principais projetos de inovação da empresa pública. “A Portos do Paraná está sempre na vanguarda de muitos assuntos e projetos, e essa busca constante para otimizar processos e tornar as operações mais eficientes não poderia ser realizada sem atribuir novos métodos e soluções, e, assim, a inovação vem sendo cada vez mais incorporada na administração. É possível perceber que o setor portuário vem se movimentando nesse sentido, compartilhando experiências por meio dos eventos realizados, como o InovaPortos, e entendendo a importância de continuar investindo em soluções inovadoras que possam agregar e evoluir o setor portuário nacional”, destacou a gerente.
Além das atividades do CINOV, a Portos do Paraná vem se dedicando nos processos de transformação digital, como o Port Community System (PCS) e o Port Collaborative Decision Making (PortCDM), que estão em de implantação. Em fase de teste, o PortCDM é uma proposta de gerenciamento das operações marítimas em tempo real para otimizar o fluxo das operações e troca de informação entre os envolvidos – praticagem, rebocadores, amarradores, Anvisa e Receita Federal. Já o PCS é uma plataforma eletrônica de troca de dados entre a comunidade portuária.
A empresa pública também investe em programas internos e novas tecnologias de gestão, como é o caso da implantação do SAP S/4HANA. O sistema é um conjunto de softwares, que padronizam o processamento de dados e o fluxo de informações, dentro e fora da organização.