Exposição Riquezas da Mata Atlântica abre programação do meio ambiente dos Portos do Paraná 27/05/2014 - 15:40

Quem for visitar a sede administrativa do Porto de Paranaguá até o próximo dia 13 de junho vai ser recepcionado por uma onça pintada, um tamanduá, um guará, um tucano e uma arara, além de outras espécies. É que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) abriu nesta terça-feira (27) a exposição “Riquezas da Mata Atlântica”. Promovida em parceria com o Museu de História Natural de Curitiba, a exposição trouxe a Paranaguá espécies nativas da mata atlântica e que foram empalhadas pelo museu.

A diretora administrativa-financeira da Appa, Jacqueline Wendpap, abriu a exposição e explicou que a ação tem por objetivo demonstrar ao público as riquezas que a Mata abriga. “Poucos conseguem visualizar, mas o porto se insere na Mata Atlântica e estes dois temas se relacionam. Nossa ideia é apresentar isso ao público e inaugurar aqui na Appa um espaço permanente de exposições para integrar ainda mais o Porto e a comunidade local”, afirmou. A exposição abre a programação especial desenvolvida pela Appa para marcar o dia da Mata Atlântica, comemorado no próximo dia 27 de maio, e o dia mundial do meio ambiente, que será celebrado no próximo dia 5 de junho.

O secretário municipal de meio ambiente, Antonio Ricardo dos Santos, disse que o porto de Paranaguá está promovendo uma importante conscientização da sociedade. “O Porto de Paranaguá largou na frente. Está promovendo monitoramentos constantes de água, ar e ruídos, além de outras diversas ações no que tange a questão ambiental. E, com esta exposição, além de permitir que a comunidade local conheça as riquezas da Mata, vai tratar destes assuntos com seus funcionários e os trabalhadores de todo o sistema portuário”, disse.

Programação - A exposição ficará aberta ao público de 27 de maio a 13 de junho. Além disso, a Appa está promovendo um concurso fotográfico com o tema “Porto e Sustentabilidade”. As inscrições poderão ser feitas pelo site dos portos paranaenses e as fotos participantes vão integrar uma próxima exposição, desta vez com fotos da baía e do porto.

Entre os dias 1 e 8 de junho, a Appa vai promover a abordagem dos navios para tratar a questão da educação ambiental para a água de lastro, com orientações ao comandante e tripulação dos navios sobre a importância da correta troca de água de lastro (água utilizada para fazer contrapeso nas embarcações, quando vazias).

Outra ação prevista na programação especial é a realização de sessões de cinema para estudantes, com a exibição de curtas metragens com a temática ambiental. Serão exibidos os curtas: História das Coisas, Ilha de Plástico e Ilha das Flores. O objetivo é sensibilizar sobre a questão do consumismo e a produção de lixo.

Para fechar a programação, a Appa promoverá um passeio ciclístico no dia 8 de junho (domingo), às 10h da manhã, com saída do prédio administrativo do Porto (Palácio Taguaré), até o Aeroparque (trajeto de 4 km). A ação será realizada em parceria com a MDA Agência de Turismo, que promove a “Pedalada Noturna”, todas as quintas-feiras em Paranaguá. “Nesta ação, a ideia é estimular a população para o uso da bicicleta como meio de transporte e, principalmente, a utilização da ciclovia”, explica Alethéa Ferreira, responsável pelo Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Appa. Os participantes do passeio, ao chegarem no Aeroparque, receberão mudas nativas da Mata Atlântica.

Prefeitura – Além da programação exclusiva, a Appa participará da Semana do Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Paranaguá. Estarão expostas no Aeroparque as ações ambientais desenvolvidas pelo porto.

Programação Completa