Familiares de portuários participam de visita guiada ao Porto de Paranaguá 01/02/2025 - 13:14

O Family Day comemorou o dia do portuário e faz parte da programação dos 90 anos da Portos do Paraná
O hall do Palácio Taguaré ficou lotado neste sábado (1º) com funcionários da Portos do Paraná e suas famílias, que participaram das atividades em celebração ao Dia do Portuário, comemorado no último dia 28. O Family Day, evento que também marca os 90 anos do Porto de Paranaguá, contou com brincadeiras para as crianças, café da manhã e um passeio pelo cais do porto. Foi uma oportunidade para que os colaboradores mostrassem aos filhos e demais familiares o local onde trabalham.
“Na esteira dos eventos comemorativos dos 90 anos do Porto de Paranaguá e logo após o dia do portuário, foi uma excelente iniciativa poder contemplar os familiares dos portuários de poder conhecer um pouquinho dessa atividade que é tão importante para as nações e que representa 95% da corrente de comércio do país”, afirmou o secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama.
A parnanguara Tânia Mara Vicente veio a convite da filha, a técnica portuária Dannyella Cavalcanti, para participar da primeira visita guiada ao Porto de Paranaguá. Vinda de uma família de portuários, Tânia estava acompanhada do esposo, o arrumador Osmar Vicente, e do genro, o analista logístico Luciano de Carvalho. “Muito bom, explicativo. Para mim, que não conhecia ali dentro, achei muito interessante. Eles comentam em casa como é, o que fazem, e a gente fica curiosa”, comentou Tânia.
O portuário Teobaldo Breidenbach Jr., esposo da coordenadora do Comitê de Ética e Integridade da Portos do Paraná, Cinthia Rocha Breidenbach, aproveitou a oportunidade para conhecer melhor a empresa em que ela trabalha. Atuante na área de exportação em uma cooperativa, Teobaldo estava curioso para visitar o cais e entender melhor o funcionamento da operação portuária. “A Cinthia e eu conversamos bastante sobre o dia a dia, pois o Porto de Paranaguá é o que movimenta a cidade. Esse lugar tem uma importância muito grande para todos nós”, afirmou Breidenbach.
Um dos guias do passeio foi o gerente de fiscalização, Fernando Pinheiro. “Tive o prazer de apresentar um pouco sobre a operação portuária, e o pessoal ficou muito feliz. Eles agradeceram a oportunidade que o porto proporcionou”, explicou Pinheiro.
Diversão para as crianças
Os pequenos também participaram dos passeios. Foi o caso das irmãs Alice e Heloíse Neri, de 8 e 11 anos, que vieram com o pai, o agente portuário Vanderlei dos Santos Neri. “Foi muito legal, muito maneiro. O que mais gostei foi de ver os navios, e minha irmã adorou ver o mar”, comentou Heloíse.
Elizangela Montebeles trouxe a filha, Maria Luiza, que coloriu desenhos de navios e fez pintura facial. “Eu queria muito que ela conhecesse meu local de trabalho, e ela se divertiu. Foi muito bacana”, disse Elizangela.