Governo do Paraná entrega casas para famílias removidas de área de risco em Paranaguá
18/01/2013 - 14:30

Appa já entregou chaves e escrituras de 30 residências em local mais adequado. Agora, projeto segue para a construção das demais casas, totalizando 400 moradias para as famílias que vivem nas imediações do Terminal Público de Álcool

As trinta famílias retiradas da área de maior risco na Vila Becker, em Paranaguá, já estão com casa nova em local mais adequado para habitação. As últimas casas do lote, na Vila Porto Seguro, foram entregues esta semana. Desde que foram removidas da área portuária, essas pessoas estavam em imóveis alugados, pagos pelas entidades responsáveis pela remoção. As novas habitações foram construídas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Ao todo, são 400 imóveis a serem construídos. Estes estão sendo entregues por etapas. Ainda este ano, até abril, outras 29 devem ser finalizadas, e, até outubro, mais 173- totalizando 232 casas previstas para a primeira etapa do programa. “Estas famílias estão saindo de uma situação de total insegurança para uma nova vida. Estão recebendo títulos de propriedade do Governo, as escrituras de suas casas e isso não tem preço. Estas entregas mostram o compromisso do Governador Beto Richa em resolver a situação destas famílias e garantir que cada uma delas tenha uma casa segura e própria", afirmou o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.

As novas residências, na Vila Porto Seguro, têm 52 metros quadrados de área com três quartos, cozinha, banheiro e sala. Os cômodos foram entregues com todos os acabamentos. De acordo com a Cohapar, essas casas são maiores que as populares que a companhia geralmente constrói - que medem entre 35 e 48 metros quadrados.

Mudança – As 30 famílias já estão com as chaves e as escrituras das novas casas em mãos. Porém, nem todas se mudaram. As que já estão acomodadas comemoram a mudança. Uma dessas é a da diarista Roseli Cabral, de 47 anos. Na nova casa, ela vive com o marido e dois filhos. “Aqui o ar é muito mais puro, a casa é melhor, enfim, mudou tudo: o nosso jeito de viver”, comenta.

Enquanto conversava com as vizinhas, Roseli deixou a casa toda aberta. Segundo ela, a tranquilidade é outro benefício do novo bairro. A dona Francisca Ferreira, de 51 anos, concorda. “Nós mudamos pra cá no dia quatro de janeiro. Antes vivíamos numa casa alugada na Vila Guarani e, antes disso, na Vila Becker. Eu prefiro mil vezes morar aqui: me sinto muito mais segura. Sem falar que é bom ter uma casa que é da gente, não é?”, argumenta a dona de casa.

Francisca mora com o marido e o filho Wilson, de 14 anos. Matriculado no 9º ano, o adolescente vai estudar no Colégio Estadual Porto Seguro, que fica do outro lado da rua.

Vila Porto Seguro - A Appa, pelo convênio com a Cohapar, repassou os recursos para a construção de 400 casas, totalizando R$ 21 milhões. A Companhia ficou responsável por executar a obra e a prefeitura de Paranaguá doou o terreno.

O bairro escolhido para receber as novas moradias conta com boa insfraestrutura. Ali funcionam a Escola Municipal Tramujas Filho, que atende 200 crianças, e a Escola Estadual Porto Seguro, com ensino médio e fundamental, com capacidade para 800 alunos, em três turnos, e conta com biblioteca, cancha poliesportiva e laboratório de informática. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que também funciona no local, está ampliando sua estrutura com novas obras.