Hackers Rangers premia vencedores da quarta temporada 19/12/2024 - 13:32


Anderson Peres se consagrou bicampeão do Programa de Conscientização em Cibersegurança 

A quarta temporada do Programa de Conscientização em Cibersegurança da Portos do Paraná chegou ao fim com a coroação de Anderson Peres, vencedor pelo segundo ano consecutivo. O técnico portuário destacou-se no programa que, de forma lúdica, ensina práticas de prevenção a fraudes no ambiente virtual.

O aprendizado contribui não apenas para a atuação profissional dentro da Portos do Paraná, mas também para o dia a dia de cada colaborador. O programa mantém os portuários atualizados no combate aos crimes cibernéticos, que podem gerar grandes prejuízos.

A quinta edição já está sendo preparada e terá início em fevereiro de 2025. “Tivemos uma excelente temporada do programa, que utiliza a plataforma Hacker Rangers. Por meio dela, todos os empregados podem fazer cursos, quizzes e adquirir conhecimento sobre os tipos de golpes existentes. É crucial que as pessoas compreendam os crimes cibernéticos para se prevenir e saber como agir diante dessas situações. Isso também reduz os riscos de ataques à nossa organização”, destacou Henrique Pires, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal da Gerência de Gestão de Pessoas.

Assíduo participante, Peres aproveitou o aprendizado para enriquecer os estudos em sua segunda graduação. “Estou feliz pela conquista e grato à Coordenadoria e à Superintendência de Governança, responsáveis pela plataforma. Todo o conteúdo disponível é relevante e tem me auxiliado no curso de graduação em Segurança Pública, que estou cursando na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Meu TCC será justamente sobre cibersegurança”, comentou.

A agente portuária Naiara Pirasol, segunda colocada, ressaltou que a plataforma é uma excelente oportunidade para se atualizar sobre segurança cibernética. “O curso foi muito bom, dá para aprender bastante. Aprendemos, por exemplo, a identificar e evitar golpes. Recebo diariamente ligações que parecem ser de instituições bancárias, alegando que meu cartão foi clonado. Sem conhecimento, a chance de cair na conversa dos golpistas seria grande”, ponderou.

O coordenador de Compliance, Everton Renato de Oliveira, destacou que as atividades na plataforma são rápidas e oferecem exemplos do cotidiano. “Muitas vezes estamos focados em outras tarefas e deixamos passar certos detalhes. O Hackers Rangers ajuda a aumentar a atenção. Também incluímos uma atividade específica sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, afirmou.

O coordenador de Sistemas, William Koch, alertou para os desafios envolvendo Inteligência Artificial (IA). “A Inteligência Artificial está avançando rapidamente, e é necessário ficar atento, principalmente com informações e materiais que envolvem figuras públicas. Há muitos vídeos na internet, gerados por IA, que imitam com perfeição a voz e o rosto de celebridades e políticos”, alertou.

A expectativa para a próxima temporada é de uma adesão ainda maior. “Tivemos uma boa participação, mas podemos melhorar. Desde já, convidamos todos a participar. Em breve divulgaremos a liberação da plataforma e as datas de início da próxima edição”, enfatizou Henrique Pires.

Galeria completa de fotos AQUI.

GALERIA DE IMAGENS