Juízes do Trabalho conhecem o Porto de Paranaguá 06/10/2014 - 10:00

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, e a diretora jurídica, Jacqueline Wendpap, recepcionaram, na última sexta-feira (3), magistrados e equipe técnica do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT 9ª Região). O grupo, de 25 representantes do Judiciário Paranaense, receberam informações e conheceram as dependências do Porto de Paranaguá.

“Mais do que uma oportunidade para que os juízes conheçam e complementem a atuação deles, com informações, esta é uma chance que temos de esclarecer pontos específicos dessa realidade da atividade portuária, que só se tem aqui. Nossa demanda à Justiça do Trabalho é grande, por isso, fazemos questão de ser transparentes na prestação de informação e de abrir o porto para o Judiciário, e qualquer outro segmento, sempre que solicitado”, afirma Dividino.

Após a recepção da diretora jurídica da Appa e palestra de Dividino, o grupo foi acompanhado pelos advogados da Diretoria Jurídica da Appa, em visita ao cais – Público e do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá.

Formação - Os visitantes integram a Escola Judicial do TRT 9ª Região. Entre eles, estavam o coordenador da instituição, o Juiz titular Lourival Barão Marques Filho. Segundo o magistrado, a visita faz parte de uma série que engloba todo o setor produtivo do Paraná – eles já estiveram no setor produtivo do Agronegócio, irão visitar a Renault (representando o setor industrial da região) e, no Porto de Paranaguá, peça importante nessa cadeia.

“A ideia do Tribunal, principalmente da Escola, é essa aproximação com os grandes representantes do setor produtivo do Estado. Queremos mostrar aos juízes qual a realidade efetiva e concreta à qual os trabalhadores estão submetidos e qual a demanda que os empregadores precisam para melhorar as condições de trabalho existentes”.

De acordo Dr. Marques Filho, dessa visita ao Porto, para Curitiba o grupo já vai levar “informações de que houve uma melhora efetiva nas condições de trabalho e logísticas; enfim, na forma como o Porto de Paranaguá está sendo administrado e conduzido”.

Além do coordenador, representando o presidente do TRT 9ª Região, a desembargadora Dra. Rosalie Michaele Bacila Batista também participou da visita técnica.

Local - Representando o Fórum Trabalhista em Paranaguá, o diretor, Juiz Daniel Rodney Weidman, agradeceu a visita e ressaltou a seriedade e transparência com que a Appa vem tratando das questões jurídicas da empresa. “Não falo isso para elogiar, mas, sim, para incentivar que este trabalho continue sendo feito”, afirma. Segundo o magistrado, um dos resultados deste trabalho seria a redução no volume das ações trabalhistas.