Mais de 1,7 mil pessoas participaram da Corrida do Porto de Paranaguá 2024 09/06/2024 - 12:22

Única no mundo a acontecer dentro do cais, segunda edição contou com 2 mil inscrições e novas áreas ao longo dos trajetos

A Corrida do Porto 2024, reuniu 1.757 pessoas neste domingo (09), em Paranaguá. O evento realizado pela Portos do Paraná e Governo do Estado recebeu 2 mil inscrições nesta edição, que ocorre em celebração ao aniversário de 89 anos do Porto de Paranaguá. A corrida é a única no mundo a ser realizada dentro de um cais.

“Nós abrimos as inscrições do primeiro lote e 40 dias antes do dia da prova todas estavam encerradas. Com o lote extra foi a mesma coisa, rapidamente se esgotaram mais 500 vagas. Então, tem sido muito bacana esse retorno da sociedade. O Porto está aqui para prover não só infraestrutura, mas também um momento de concentração, de alegria, e principalmente um momento em família”, destacou o diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia.

No primeiro lote foram 1.500 inscrições, revertidas em 20 toneladas de alimentos a serem doados para comunidades vulneráveis do litoral do Paraná. Já o lote extra, com 500 vagas, arrecadou R$ 75 mil que estão sendo revertidos em ações de apoio às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

“Essa interação entre o porto, a cidade e toda a comunidade portuária, e a mobilização para promover a Corrida é uma ação fantástica, inédita. E eu diria que esse evento tem um simbolismo muito grande, em especial por toda essa conexão que a gente traz. Quando você vê o nível de relacionamento, o volume de gente que tem aqui participando é algo muito legal, muito interessante”, comentou o secretário Nacional de Portos, Alex Sandro Ávila.

Neste ano, novas áreas foram incluídas no trajeto ao longo do Porto de Paranaguá e os esportistas puderam participar de três modalidades: caminhada, corrida de 5 ou 10km. Para a segurança dos participantes, as atividades portuárias foram suspensas por seis horas ao longo do trajeto. A segunda edição também contou com a participação de atletas da ONG Pernas Solidárias, que visa a inclusão de pessoas com deficiência em corridas de rua.

“Ao longo de todo o ano, nós geramos a economia do estado, uma movimentação recorde e, nesse dia, temos a oportunidade de compartilhar uma beleza que é essa baía de Paranaguá com essa magnitude que é a estrutura do porto”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

As empresas patrocinadoras desta edição foram Cattalini, Engine e Rumo. As empresas apoiadoras foram Anhanguera, Bavaresco, Bula Verdde, Campo Largo, Hospital de Paranaguá, Lanac, Organização Global Vita Sports, Pinati, Redbull, Unimed Paranaguá, Vitao e Volkswagen Barigui.

Mais fotos do evento estarão disponíveis neste domingo (09), a partir das 19h, clicando aqui.

Reconhecimento

Desde 12 de dezembro de 2023, a Corrida do Porto faz parte do calendário de eventos de Paranaguá. A Lei nº 4.375 foi sancionada pela Câmara do município. O evento também foi reconhecido e premiado internacionalmente na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), nos Estados Unidos, em 2023. A empresa pública venceu na categoria “Eventos Especiais” pela promoção da Corrida do Porto e a ligação com a comunidade.

Conheça os vencedores da Corrida do Porto de Paranaguá 2024

O porteiro Davi Altino comemorou a segunda vitória seguida na Corrida do Porto. Vencedor nos 10km, na primeira edição ele venceu na categoria 5km. “Eu quero agradecer a Deus, as pessoas que me apoiam e a organização por essa grande prova. Mais uma vez estou feliz em poder participar. Valeu demais!”, destacou Davi.

Na categoria feminina de 10km, a vitoriosa foi a farmacêutica e digital influencer, Thalya Hillebrant. “O clima estava super bom, a paisagem linda, a vibe das pessoas incrível. E eu acabei fazendo o meu melhor tempo nos 10Km. Com certeza essa prova vai ficar pra história. Foi uma das melhores provas da minha vida”, destacou Thalya.

“Eu estou muito feliz, é uma emoção. A gente demonstra para as pessoas, para as mulheres, principalmente, que tudo é possível. É a primeira vez que eu corro aqui dentro do porto e foi uma sensação única, que eu vou guardar na memória”, destacou a atleta vitoriosa na categoria 5km, Kellen Miguel.

“Eu gostei bastante da prova. O percurso bem plano, é bom pra fazer um tempo bacana. E hoje essa vitória eu dedico ao meu pai. Hoje é aniversário dele, ele faz 75 anos, e hoje eu corri por ele. Desde pequeno ele me incentiva, e hoje faz 26 anos de esporte que eu tô aí nessa vida corrida”, declarou o treinador, Cristiano Ribeiro, vitorioso na categoria 5km.

“Foi muito bom, você vai apreciando a paisagem, foi muito legal a corrida. Agora vai ficar na memória pra sempre. Teve uma hora que o trem apitou na largada e, nossa, arrepiou. É muito legal, muito legal”, disse Dalva Aparecida Salles, 69 anos, vencedora na categoria 5km faixa etária 65.

Confira as listas com os primeiros colocados

5 primeiros lugares feminino Corrida 5KM

5 primeiros lugares feminino Corrida 10KM