Mais de 18 mil colaboradores passaram por capacitação em saúde e segurança do trabalho em 2023 23/01/2024 - 09:09
Ações promovidas pela Portos do Paraná relacionadas aos temas aumentaram 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior
A Portos do Paraná reuniu 18.317 pessoas em ações de conscientização sobre Saúde e Segurança do Trabalho em 2023. O balanço do ano passado corresponde a um aumento de 12,2% em relação ao mesmo período no ano de 2022. Foram campanhas internas na empresa pública, campanhas externas para toda a Comunidade Portuária e Diálogos de Segurança focados na prevenção de acidentes, nos mais diversos setores, serviços e operações dos Portos de Paranaguá e Antonina.
“As campanhas e os Diálogos de Segurança são as ferramentas dos nossos eventos de conscientização, os quais têm o objetivo de levar informações preventivas aos trabalhadores. Todos os nossos esforços são para levar essa informação com qualidade e ao maior número de pessoas possível, de uma forma direcionada e customizada para cada atividade”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti.
De acordo com ele, se um operador portuário está operando fertilizante, por exemplo, o setor leva informações de segurança sobre aquela disciplina. “Exploramos detalhes relevantes para o dia a dia deles, procuramos levar um tema específico sobre os regulamentos e procedimentos operacionais do Porto, e logicamente, desvios ou incidentes que aconteceram no passado e que precisamos reforçar o entendimento para que eles não voltem a acontecer”, explicou Sbravatti.
O acumulado de 2023 fechou em 18.317 participações, sendo que no mês de abril, graças à Campanha Abril Verde, que alerta sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes no trabalho, teve o pico de participações com 2.707 trabalhadores. Em 2022, o número total ficou em 16.330, enquanto em 2021 a presença fechou em 11.830.
“Todo ano nós estudamos os indicadores e estipulamos ações capazes de nos levar ao atingimento das metas. Em nossos portos, a Autoridade Portuária levou informações preventivas para mais de 18 mil pessoas no ano! É um resultado muito expressivo e creio que seja referência para os demais portos do segmento”, finalizou Sbravatti.