Mais de 6 mil pessoas visitaram o estande da Portos do Paraná na Intermodal 2025 25/04/2025 - 15:56

Sucesso de visitações, Autoridade Portuária chegou a receber o maior número de visitantes no primeiro dia de evento

O estande da Portos do Paraná recebeu mais de 6 mil pessoas ao longo dos três dias da 29ª Intermodal South America, o maior encontro de logística da América Latina. Realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, o evento atraiu empresas dos setores de logística, comércio exterior e portos, nacionais e internacionais.

“Por mais um ano, a Portos do Paraná, junto com toda a comunidade portuária, conseguiu demonstrar a força do Paraná para fechar novos negócios e apresentar grandes projetos”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. Também participaram da Intermodal 2025 os diretores Marcos Bonoski (Administrativo e Financeiro), João Paulo Santana (Meio Ambiente), Marcus Freitas (Jurídico) e Gabriel Vieira (Operações).

O primeiro dia da feira foi marcado por um recorde de visitantes. Segundo a organização do evento, o estande da Portos do Paraná foi o mais visitado entre os mais de 550 expositores. O espaço foi compartilhado com 25 instituições parceiras da comunidade portuária.

Com 240 m², o estande, decorado em formato de navio, apresentou alta tecnologia, incluindo painéis de LED de 21 m² e 16 m². As imagens exibidas destacaram o trabalho desenvolvido pela Portos do Paraná e pelos parceiros presentes. Um corredor com seis telas de 83 polegadas em definição 8K apresentou a história do Porto de Paranaguá.

A Portos do Paraná também participou de importantes ações socioambientais durante o evento. O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, recebeu o inventário de Gases de Efeito Estufa da Portos do Paraná, elaborado pela Fundación Valenciaport.

O documento abrange os escopos 1, 2 e 3, que detalham as emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa pela autoridade portuária, o consumo de energia e o impacto ambiental do complexo portuário na comunidade. O escopo 3 inclui as emissões indiretas relacionadas às operações, como as de navios, modais de transporte e equipamentos elétricos.

“A gente sabe que aproximadamente 90% das emissões são provenientes dos navios, e uma pequena parte está relacionada à atuação da autoridade portuária, como equipamentos elétricos e modais rodoferroviários. Agora, com esses dados, poderemos estabelecer metas rumo a um futuro de carbono zero”, explicou João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente.

Com a entrega do inventário, as próximas etapas serão alinhadas com a Fundación Valenciaport para a construção de um plano de descarbonização, com metas definidas e projetos socioambientais.

As empresas vinte e cinco empresas parceiras deste ano foram: Amart Shipping, Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), Bunge, Cargill, Cattalini Terminais Marítimos, Cavalca Administração Portuária (CAP), Centro Sul Serviços Marítimos LTDA, Consórcio Mercosul Cimbessul S.A., Coamo Agroindustrial Cooperativa, Cooperativa Agrária Agroindustrial, Cotriguaçu Cooperativa Central, Engine, FTSpar, Grupo Fertipar, Grupo Interalli, Harbor Operações Portuárias, Klabin S.A., Liquipar, Louis Dreyfus Company Brasil, Mosaic Fertilizantes, Multitrans, Pasa Paraná Operações Portuárias, Rocha Terminais Portuários e Logística S.A. e Terin Terminais.

GALERIA DE IMAGENS