Marinha do Brasil simula ocupação e defesa no porto de Paranaguá 17/06/2010 - 09:50

Além de colocar em prática as medidas de segurança previstas em plano de operação, o treinamento avalia o sistema de segurança já empregado. “Com isso, demonstramos que a Marinha do Brasil está pronta para atender a situações hostis e temos a oportunidade de verificar e aprimorar os planos de segurança do TCP e do Porto de Paranaguá. Também podemos atualizar os planos de segurança da Marinha, que tem a missão constitucional de manter a operacionalidade dos portos nacionais”, explica o capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcos Antônio Nóbrega Rios.
As simulações usam lanchas, navios e viaturas e contam com a atuação conjunta do pelotão de Fuzileiros Navais, vindo do Comando do 5º Distrito Naval. Estão sendo fiscalizados portões de acesso, equipamentos e veículos e, também, verificados documentos de todas as pessoas que entram ou saem do terminal portuário. As operações do TCP permanecem sem alterações.
O último exercício deste tipo realizado em Paranaguá aconteceu em agosto de 2008, quando os militares tiveram a missão de ocupar e manter a operacionalidade do Terminal de Combustíveis da Petrobrás. “Estas simulações são importante para garantir a segurança não só das operações, mas de toda a comunidade do Litoral. A preocupação com as pessoas tem direcionado a atuação da Marinha Brasileira e também da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A garantia de segurança e tranquilidade faz parte da nossa missão”, explica o superintendente da autarquia, Mario Lobo Filho.
Galeria de Imagens